Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Evolução Humana  |  Homem - Ser Predestinado à Evolução     |  01/07/2002
A EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO
Educação: Frize-se e recorde-se que ao usar o termo "Educação", não se fala aqui em intelectualização, em saber coisas.mas no ato ou efeito de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser, visando sua melhor integração e atuação individual e social. Constituiu-se como o aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas, usadas pelo próprio ser, que se renovando sempre, atua no meio que cresce com ele.

Considerando o homem primitivo em seu desenvolvimento avalia-se que ele se desenvolveu através das funções do "sentir", do "pensar" e do "fazer". 
            
São funções que se conjugam e se completam para propiciar desenvolvimento ao ser humano. 
            
Ele sente, deseja, anseia, pensa, imagina, faz, refaz e cria novos modos de fazer. É a causa e o preparo para desenvolver as práticas da tecnologia. Ao "fazer" no sentido de realizar o sentir e o pensar, o homem cria a instrumentalização para o trabalho e para o seu conforto material, cresce no aspecto intelectual. A corrente do "saber" se faz pela relação: a cada "prática" corresponde uma "teoria" e, também, a cada "teoria" correspondem novas "práticas". 
            
A inteligência é a propulsora do fazer e pensar. O acúmulo do conhecimento dá condições ao ser humano de conquistar sua autonomia e acentuar a responsabilidade na sua formação cultural e moral. 
            
O Espírito sente, é sensível e amoroso por natureza. As emoções, as aspirações e o amor são os sentimentos que o fazem revelar a espiritualidade. 
            
O homem sente os impulsos de doar-se ao mundo. Ele modela a própria formação cultural, moral e social conjuntamente com o que a sociedade lhe oferece; resultando, de todas essas relações, as propostas de ideais que, espiritualmente estabelece para si. 
            
A consciência do individual e do social vêm de uma prática que envolve estes procedimentos: sentir, pensar e repensar, fazer e refazer, criar e recriar, discernir, julgar, optar, decidir, refletir e construir sua filosofia de vida. 
            
Humanizar-se (decorrerá desse trabalho que o homem, ao educar-se realiza consigo; tornando-se realmente humano – menos fera – benévolo, afável, tratável, civilizado, bondoso, benfeitor, que ama seus semelhantes, que age, deseja e trabalha visando o bem da Humanidade) é o efeito da conscientização dos valores humanos e é incorporação desses valores na conduta humana. Essa consciência de comportamento e de conduta faz com que o cidadão ofereça certa qualidade ao social. 
            
Como ser histórico, que é o homem, tem a responsabilidade de estar presente e atuante nos meios sociais para transferir à sociedade o sentido da qualidade de vida. 
            
Concluirmos – o homem pelo seu modo de sentir, pensar e agir influi no processo cultural a exteriorizar-se no campo social. 
            
Deveria agir só após a reflexão da conseqüência de suas ações (naturalmente o faz por impulsos). A reflexão é, ou deveria ser o pensar no que se sente, para depois agir, ou não, conforme o maior ou menor número de Bem que suas atitudes gerarão a si e principalmente aos outros. 
            
Ninguém, ao sentir, pensar e agir o faz só por si e para si. O campo envolve produtos das relações:

• Eu e eu
• Eu e o outro
• Eu e a sociedade
• Eu e o mundo.

Na função social e histórica em que o ser humano se coloca, não há como negar, que o homem é um ser inacabado, a completar-se continuamente como a fazer a própria história. É a característica de não estar pronto, dominando todo o saber e o fazer, portanto, o evoluir eternamente é a predestinação do Espírito. Ele tem a perspectiva do futuro no seu presente. 
            
A educação, como um processo de vida, direciona esse homem para fins futuros. Permeia ela as tendências e as conduz para as aspirações da vida moral e ética. Entretanto, tudo isso tem relação com os tipos do processo educativo. 
            
A educação deve ser o recurso para conduzir o homem a ser ético e consciente da sua responsabilidade na construção de uma realidade social. 
            
A sociedade terá as características que resultam das relações dos seres humanos que, por sua vez, passa a expressar uma cultura, a qual, determinará os valores para a conduta desse homem. É uma interdependência a resultar a realidade a que o ser humano fica relativamente sujeito. 
            
A educação deve dar os meios para fazer homens livres, conscientes, criativos e responsáveis pelos seus destinos, opções e realizações. 
            
O homem criativo é o ser que à base da curiosidade em objetivos e ideais desvenda novo saber como metas de vida. E, homens responsáveis são aqueles que têm a consciência de que o futuro é obra de suas opções e do seu trabalho realizado agora. 
            
Desta forma, consciência da realidade e a ação sobre o social são ocorrências que se relacionam; são inseparáveis constituintes do ato transformador dos sistemas sociais. 
            
Assim entendido, a orientação no mundo porá a questão das finalidades da "ação" ao nível da percepção crítica da realidade. 
            
O caráter político (sistema respeitante aos direitos de todos com habilidade no trato das relações humanas, visando o melhor para todos, tendo em vista os objetivos almejados. Política é o processo que se usa para resolver os problemas sociais que afetam o indivíduo) da educação é a marca que torna libertadora ou não. 
            
Cada sociedade cria o seu sistema de educação de acordo com os valores que a norteiam. Se a sociedade é quem estrutura a educação ela o faz em função dos interesses políticos de quem detém o poder. 
            
Mais que nunca faz-se ela imprescindível uma vez que passa a ser um fator fundamental para preservação de sistemas políticos, formando seres conscientes e livres. 
            
Por isso, é que a transformação radical e profunda dos ideais da educação, como sistema libertador do ser humano, só se dará quando a sociedade estiver num processo de transformação consciente onde cada qual se entenda como elo básico, fundindo-se aí os ideais maiores do próprio existir. 
            
Considerando-se a família como célula principal da sociedade percebe-se que há muito o que se realizar no campo da educação. É ela o grupo social que chega diretamente ao indivíduo no período da formação da personalidade. 
            
A criança, o adolescente e o jovem são trabalhados individualmente e em grupo sob as diretrizes da família. Mas a família não educa sozinha; a convivência das crianças com outras crianças, dos adolescentes e jovens com outros adolescentes e jovens é fator de mistura do modo de ser desses elementos. É assim que a sociedade interfere no processo de educação dos indivíduos na família, que se estiver atenta, retornará esses elementos e através do diálogo, onde todos se enriquecem. 
            
A educação em família, deve ter por objetivo o aperfeiçoamento de cada um de seus elementos nos sentidos da moral e da espiritualidade. É na família que o ser processa o dia a dia de seu viver. Portanto, é a família que propõe diretamente, aos seus membros, as regras, os valores morais e espirituais a cada um dos participantes que, frize-se não são estanques e fechados, mas abertos ao dinamismo das análises e retomadas. 
            
Aí está a grande responsabilidade dos pais na escolha do seu sistema de educar os filhos. 
            
Será que os pais entre si, individual e reciprocamente "se educam" ? 
            
Será que os filhos estão sendo educados para viverem com dignidade e para serem responsáveis pela sua própria liberdade? É, ela discutida, questionada, avaliada ? 
            
Ao lado desses fatores há a escola, a religião, o trabalho, o companheirismo, os clubes recreativos e toda forma de sociabilidade que dividem, entre si, a responsabilidade de indicar as melhores normas de ação visando o bem estar de todos. À família entretanto, é que caberá oferecer aos jovens maior lucidez da razão e o maior poder de discernimento para efetuar as suas opções de comportamento e de futuro. 
            
A família ativa e atuante, contribui, assim, para o processo de burilamento dos Espíritos encarnados na Terra. 
            
Na família está o embrião da Evolução Espiritual do Ser Humano.

Luiza de Campos Freire Favareto
Julho / 2002
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett