Interrelação Físico-Mental

      Há no homem íntima relação entre a matéria física e o campo mental.

      Cada ação na matéria, de alguma forma corresponde, impressiona o ser psíquico, o mesmo acontecendo no circuito vice-versa.

      Essa reciprocidade se estabelece nos menores fatos, marcando registro, não só ao que diz respeito à vida atual como o que aconteceu no passado existencial, por mais remoto possa ter sido.

      Quem se encarrega de exteriorizar esse processo é o perispírito, no qual as volições do pensamento, atos da inteligência, nele repercutem e se registram, superpondo-se em arquivo abundante e rico.

      Essa interação é facilmente observada, por exemplo, quando o ser sente medo, de repente tem suas ações paralisadas; a admiração, o susto, a vergonha provoca palidez ou rubor; angústia, oprime o indivíduo, pode causar lágrimas, enfim, outros inúmeros sentimentos que no dia a dia exteriorizam, mostram a ação da força mental.

     Da mesma forma, quando uma ação externa provoca asco, irritação, desconfiança, algum desconforto físico, esse mesmo ser, pode dominar a impressão primeira através de decisão firme na qual, estando frente ao fato motivador não dá mostras.

     Se é relativamente fácil entender essa reciprocidade como se fossem marcas, correspondências materiais, imagine-se os efeitos intensos, ruins ou benéficos, que sentimentos, pensamentos e ações ou não, causam na matéria fluídica da qual o perispírito é formado.

     Daí a importância das reflexões levando a que se entenda com a estrutura do Espírito invigilante se altera, assim como poderia se recompor e aperfeiçoar, caso fossem opostos no sentido das opções melhores. Este se sutiliza; o outro fica no aguardo esperando as recomposições, uma vez que nos dois casos o efeito é cumulativo.

     Não esquecer que quem sente, pensa é o Espírito; quando este não é educado, livre para ideais maiores, irradia em si, no meio como se fossem gérmens, que marcam, lesam locais, pessoas, acrescendo-se em responsabilidade, nos efeitos que causa. 

     É, portanto, um dos motivos a urgência e importância conhecer os estragos ou benesses com os quais se sobrecarrega, lesa ou aperfeiçoa, por assim dizer, o revestimento do Espírito imortal.

      A ação dos sentimentos/pensamentos inferiores é temível e terrível enquanto as altruísticas dissipam sombras, fortalecem, elevam, iluminam, direcionam para ascensão constante na volta para a casa do Pai.

 

Leda Marques Bighetti – Fevereiro/2020

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/4/19 | 01:36:15

IMPRIMIR