Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Evolução Humana  |  Homem - Ser Predestinado à Evolução     |  01/05/2002
O ESPIRITISMO, COMO PROPOSTA PARA SE ENTENDER A PRESENÇA DO SER HUMANO NA TERRA
O Espiritismo é filosofia, ciência e religião de vida para a eternidade. A força do raciocínio despertado pelas injunções filosóficas vem a Ciência comprovar a realidade sobre a gênese do Espírito e dos mundos. Junta-se a sanção dos fatos para obter a prova da existência do ser espiritual, da sua sobrevivência, imortalidade e individualidade. A vida espiritual é inerente ao Espírito, mas auxiliada pela matéria, que é o corpo, quando o espírito está encarnado na Terra. 
                 
O mundo material lhe oferece elementos para as atividades do desenvolvimento da inteligência, do Espírito enfim. 
                 
Antes que existisse a Terra, mundos e mundos já haviam se sucedidos. Quando o globo terrestre foi criado, o espaço estava povoado de Espíritos em todos os graus de desenvolvimento – desde os que surgiam para a vida neste planeta até os que se incluíam entre os Espíritos Puros, entre os quais Jesus era um deles. 
                 
Portanto, desde a sua criação, a Terra hospeda Espíritos com níveis diferentes de progresso espiritual. Isso assim se dá para que o nosso planeta não esteja sujeito só sob a ação de Espíritos atrasados na marcha do seu desenvolvimento. 
                 
É importante considerar que os Espíritos que a habitam são os mesmos que quantificam a soma do progresso deste planeta. Não sendo uniforme esse progresso entre todos os seres humanos, caracterizam-se as diversidades onde, no convívio todos crescem. 
Pudemos analisar, neste trabalho, o processo do progresso na evolução dos homens e do planeta Terra nos milênios dos anos. 
                 
Como era natural, umas raças se fizeram mais inteligentes que outras pelo emprenho havido ao próprio desenvolvimento. Adiantavam-se a outras. Embora muitos Espíritos recém-nascidos para a vida espiritual, tenham vindo encarnar na Terra juntamente com os primeiros aqui chegados e mais adiantados. A diferença em matéria de progresso tornou-se mais sensível. 
Os chineses e os povos civilizados da Europa colocavam em evidência culturas mais avançadas que as dos selvagens. 
                 
Entretanto, aos Espíritos mais atrasados também são dadas as oportunidades e a certeza de graduais progressos culturais que se processam no convívio de uns com os outros. Todos os Espíritos já tiveram em tempos distantes do passado, o grau de bárbaros como os que ainda existem nos mundos primitivos. Essa oportunidade acontece pelo processo das reencarnações em que o Espírito realiza, por seu trabalho, o progresso da sua evolução espiritual. Para cada nova encarnação traz o que adquiriu nas existências precedentes. Assim, as almas nos tempos civilizados não são criadas mais perfeitas que as outras; aperfeiçoaram-se por si mesmas, ao passarem pelas infinitas reencarnações, nos trabalhos pessoais realizados. 
                 
Na Terra cultivam-se a inteligência e a moralidade em todos os graus, chegando até a mais adiantada civilização. Este mundo se constituiu num vasto campo de progresso, experiências e trabalho. 
                 
Lado a lado: ignorância e saber, barbárie e civilização, o bem e o mal são contrastes que existem como opções para o homem. A escolha correta fará a oportunidade do avanço para o Espírito na caminhada evolutiva, buscando juntamente com o desenvolvimento intelectual e progresso moral e espiritual. 
                 
Cada Espírito permanece no mesmo mundo, por muitas encarnações, até que haja adquirido a soma de conhecimentos e o grau de aperfeiçoamento que esse mundo lhe oferece. 
               
Tudo na criação tem uma finalidade. Se a Terra se destinasse a ser uma única etapa de progresso, que utilidade haveria para os Espíritos das crianças que morrem em tenra idade, passar aqui alguns anos, alguns meses, algumas horas, em cujo tempo nada poderiam haurir dele? O mesmo se dá com referência aos idiotas e aos cretinos. E como considerar a situação das pessoas que passam pelas dificuldades, por problemas, em situações, às vezes complicadas, por necessidades pessoais a serem trabalhadas para, gerar hoje, situações de futuro, mais equilibradas e plenas? Tudo fica perdido? As sucessivas reencarnações prometem e asseguram a perfeição ao Espírito. 
                 
As reencarnações ainda podem se dar para o cumprimento de missões ou simplesmente para dar continuidade ao objetivo do progresso espiritual de cada um. 
                 
Como os Espíritos nunca perdem o que adquiriram, trazem em intuição os conhecimentos que possuem, o que faz com que imprimam o caráter que lhes é peculiar à sociedade a que vai pertencer. Assim se dão as mudanças no conjunto das populações. É o progresso das culturas e das civilizações, alcançado com o trabalho dos Espíritos encarnados neste planeta. 
                 
Ressalte-se, a importância do trabalho pessoal, pelo qual cada um realiza em si e o transforma em ele de renovação a esta morada Terra, que nos acolhe e abriga.

Luiza de Campos Freire Favareto 
Maio / 2002

Próximo estudo: " As guerras são as catástrofes na Terra "
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett