Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Assistencial - Grupo de Gestantes     |  01/01/2002
AUDIÇÃO EM CRIANÇAS
 Audição em crianças

"...A surdez é o maior dos infortúnios , a perda do mais vital dos estímulos: o som da voz, que nos traz a linguagem, desencadeia-nos os pensamentos e nos mantém na companhia intelectual dos homens."


Helen Keller (1880-1968) 

 

1. Audição

A audição é o sentido pelo qual se percebe o som, permitindo assim que o ser humano desenvolva a comunicação. 
O ouvido humano esta capacitado para captar sons que variam entre 20 e 20.000 Hz.

2. Audição e Linguagem

"A prevenção de perda auditiva na criança é uma forma de proteger e impedir que ela sofra os efeitos funestos provocados pela falta de estimulação auditiva sobre a função da linguagem" (Russo & Santos,1994) 
A linguagem é um dos aspectos importantes do desenvolvimento da criança e sua aquisição mantém íntima relação com múltiplos fatores, entre os quais destacam-se o biológico, o afetivo e o social. Da adequada condição desses fatores e de sua interação estabelecer-se-á o processo deste complexo aprendizado que terá seus resultados rigorosamente individuais.
Ao iniciar o processo de aprendizagem da linguagem, o organismo da criança inicialmente encontra-se imaturo, mas com a estimulação ambiental gradualmente poderá entrar em contato captando e desenvolvendo funções necessárias à evolução da linguagem. As vias sensoriais mais desenvolvidas precocemente são as vias proprioceptivas(relativo a si próprio), por esta razão os sons realizados pelo bebê são rudimentares e reflexos. Lentamente a interferência auditiva vai passar a auxiliar a criança e teremos assim a possibilidade do exercício para a aquisição do sistema fonológico específico da língua materna .
A função auditiva será essencial à aquisição e desenvolvimento da linguagem, meio de comunicação social, sendo igualmente indispensável para o controle da expressão verbal e das mensagens ao meio social. Ouvir os interlocutores, as demais pessoas e ouvir a si próprio resulta no condicionamento auditivo em relação aos sons da fala. Para a aquisição da linguagem a audição representa o sentido primordial porque dela decorrem os mecanismos cerebrais e neurofisiológicos da fala.
Desse modo é incontestável a estreita relação que existe entre a audição e o desenvolvimento da linguagem no ser humano. Portanto é de extrema importância o diagnóstico precoce da deficiência auditiva.

3.Deficiência Auditiva

Entende-se por deficiência tudo quanto significa : falho, carente, incompleto, imperfeito. 
Em Fonoaudiologia, "deficiência auditiva" significa toda alteração nos limiares(limites) auditivos do indivíduo. Essa alteração podera acompanhá-lo desde o nascimento ou apresentar-se no decorrer do desenvolvimento. 
Quando uma criança apresentar essa alteração terá dificuldade para adquirir a linguagem oral. Dependendo do grau da perda auditiva, a criança adquirirá uma linguagem com comunicação muito limitada, podendo não chegar à verbalização se a surdez for mais grave. 
Os problemas que aí surgem dificultarão a comunicação da criança na sociedade principalmente se não for compreendida e ajudada, o que pode acarretar problemas de ordem emocional. 
Como identificar no recem-nascido essa limitação? 
O bebê que nasce com perda auditiva começa a demonstrar que não percebe os sons desde muito cedo e que pode ser notada pela ausência de reação aos estímulos sonoros ambientais, identificados por exemplo, em situaçoes como: nos primeiros dias de vida, a criança não se assusta (reflexo de Moro) com um grito, uma buzina, uma campainha ou outros ruídos. Por volta dos 3 meses, não pisca os olhinhos (reflexo cócleo-palpebral) em resposta aos sons. Depois, não vira a cabeça (reflexo de orientação), procurando localizar a fonte sonora. 
Essa atenção e imprescindível uma vez que contribui para o retardo do diagnóstico é justamente esse desconhecer daqueles que convivem com o bebê e que interpretam seu balbucio como fala. Esse balbucio normal e interpretado como " fala" o que reforça a que pais ou aqueles que lidam com o bebê, a não suspeitar que não está ali havendo reação dos sons do ambiente, inclusive a própria voz materna. 
Essa suspeita geralmente só ocorrera no momento em que a criança começa a demonstrar dificuldades em relação à linguagem não conseguindo estabelecer ligação entre audição e fala, o que seria exteriorizado através de respostas ou questionamentos coerentes, lógicos. 
Essa situação tem a mesma conotação da surdez no adulto ? 
Na criança portadora de deficiência auditiva surge um problema audiológico diferente do adulto, porque na criança está em jogo a sua linguagem ameaçada pela surdez. As conseqüências são muito mais graves pois o problema ultrapassa o quadro clínico da audição para penetrar na esfera educacional. Nessas crianças, pode-se tornar escassa ou mesmo nula a projeção dos estímulos auditivos na área temporal do córtex cerebral, especialmente dos sinais representados pelos sons da fala, indispensáveis às ligações condicionadas verbais. As crianças portadoras de surdez grave e periférica dispõem dos mesmos órgãos fonadores e das mesmas possibilidades corticomotoras para a produção da fala que as crianças ouvintes, mas o mecanismo da fonação não se organiza por se achar ausente a contribuição sensorial representada pelas sensações acústicas do mundo exterior, dada a incapacidade funcional do analisador auditivo. Faltam às crianças surdas os sinais auditivos verbais que permitem à criança ouvinte a aquisição da linguagem no meio em que vive. Os seus primeiros exercícios vocálicos espontâneos acabam por se esgotar depressa por falta de estimulação da voz das pessoas e da sua própria voz.

4. Períodos possíveis de ocorrência

Existem vários momentos em que ocorre a perda auditiva pode ocorrer: antes, durante ou após o nascimento. 
As deficiências são denominadas congênitas quando ocorrem antes do nascimento. Como principais causas podemos citar :

• ototoxicose (medicação toxica ao ouvido),
• infecção por vírus ou bactérias ( principalmente a rubéola) ,
• eristroblastose fetal ( ocorre devido a incompatibilidade do fator Rh entre a mãe o feto) ,
• distúrbios metabólicos,
• radiação, prematuridade ,
• trauma do parto ,
• anóxia ( falta de oxigenação cerebral), etc.

Já as perdas auditivas que ocorrem durante ou após o nascimento são denominadas deficiências auditivas adquiridas. Como principais causas podemos destacar :

• distúrbios inflamatórios,
• meningite,
• parotidite (caxumba),
• ototoxicose (medicação toxica ao ouvido),
• lesões traumáticas ( principalmente traumatismos crânio-encefálicos e traumas acústicos),
• ruídos fortes, etc.

5. Prevenção e tratamento

 Algumas perdas auditivas podem e devem ser prevenidas através do pré-natal . Após o nascimento do bebê, mediante as consultas ao pediatra. Nos dois casos, as providências serão sempre encaminhadas pelo médico, na busca das estimulações que atenderão a cada caso, com os direcionamentos específicos que requeriam.

Samira M. Braga
Janeiro / 2002
 
Bibliografia:
• RUSSO, Iêda & SANTOS, Teresa. A prática da Audiologia Clínica. São Paulo, Cortez, 1993. 
• RUSSO, Iêda & SANTOS, Teresa. Audiologia Infantil. São Paulo, Cortez, 1994. 
• Semana Nacional de Prevenção a surdez- Panfleto informativo.
• Widex- Folheto sobre Desenvolvimento Auditivo.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett