Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Mocidade Espírita Batuira   |  Integração do Jovem no Centro Espírita   |  01/06/2004
EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE - REINO ANIMAL - NEMATELMINTOS
O parasitismo espiritual ou vampirismo

Este tipo de obsessão se caracteriza pela sucção de energias vitais da vítima pelos seus obsessores. É sim, uma modalidade grave que pode reduzir o obsediado à inutilidade, afetando-lhe o cérebro e o sistema nervoso, tirando-lhe a disposição para atividades sérias, mas o processo pode ser revertido com muita disposição íntima para lutar pelos objetivos propostos, persistência, bastante esforço e muita paciência. O processo é lento, mas pode sim ser revertido.

Inúmeros infelizes, obstinados na idéia de fazerem justiça pelas próprias mãos ou confiados a vicioso apego, quando desencarnados, envolvem sutilmente aqueles que se lhe fazem objeto de calculada atenção e, auto-hipnotizados por imagens (clichês) de afetividade ou desforço, infinitamente repetidas por eles próprios, acabam em deplorável fixação monoideísta, de modo geral, lhes aceitam, mecanicamente, a influenciação, à face dos pensamentos de remorso ou arrependimento tardio, ódio voraz ou egoísmo exigente que alimentam no próprio cérebro, através de ondas mentais incessantes.

Nessas condições, o obsessor ou parasita espiritual pode ser comparado, de certo modo, à Sacculina carcini, que, provida de órgãos perfeitamente diferenciados na fase de vida livre, enraiza-se, depois, nos tecidos do crustáceo hospedador, perdendo as caracterísitcas morfológicas primitivas, para converter-se em massa celular parasitária.

No tocante à criatura humana, o obsessor passa a viver no clima pessoal da vítima, em perfeita simbiose mórbida, absorvendo-lhe as forças psíquicas, situação essa que, em muitos casos, se prolonga para além da morte física do hospedeiro, conforme a natureza e a extensão dos compromissos morais entre credor e devedor.

Existem fatores predisponentes que facilitam a aproximação dos obsessores, para descobrir o momento propício para a efetivação da sintonia completa que almejam?

Sim, os momentos de invigilância de toda a ordem.

Mas há uma diferença entre obsessão e vampirismo.
São processos diferentes, mas atendem ao mesmo princípio de simbiose que é prejudicial. Encontramos os circuitos de obsessão e vampirismo entre encarnados e desencarnados, desde as eras mais remotas, em que o Espírito humano, iluminado pela razão, foi chamado pelos princípios da Lei Divina (Lei Natural) a renunciar o egoísmo e a crueldade, a ignorância e o crime.

No entanto, rebelando-se em grande maioria, contra as benditas convocações, e , com total liberdade para escolher o próprio caminho, as criaturas humanas desencarnadas, em grande número, oprimiam os companheiros da retaguarda, disputando afeições e riquezas que ficavam na carne, ou ainda tentavam empreitadas de vingança e delinqüência, quando sofriam o processo liberatório da desencarnação em circunstâncias delituosas.

Pode um Espírito permanecer por tempo indeterminado neste estado de parasitismo?
Não, vai depender unicamente deste Espírito a delimitação deste tempo; mesmo que seja um processo difícil, extremo, haverá um dia que irá mudar de patamar vibratório.

O vampirismo cessa ou inicia um processo moroso (porque é assim que nós - os encarnados o percebemos) de regressão, no instante exato em que o obsediado passa a se reintegrar em si mesmo, na posse de sua personalidade, não aceitando sugestões ou infiltrações de vontade estranha à sua vontade pessoal e soberana.

A obsessão vampiresca é difícil de se combater, pois o obsessor e o obsedado formam uma unidade dinâmica apegada às sensações grosseiras do corpo material, mas ambos continuam tendo livre arbítrio; a liberdade de escolha está presente a todo momento.

O cadáver do obsessor se desfaz na terra, mas o corpo do obsedado socorre as exigências sensuais do desencarnado. É isso que o povo chama de encosto em uma pessoa.

Forma-se o automatismo da indução, o Espírito deseja as sensações e esse desejo se transmite ao se encarnado, que procura satisfazê-lo. Estabelecido esse ritmo de trocas, um pertence ao outro e dele depende.

Podemos observar que o vampirismo é como se fosse uma parceira sinistra, daí a necessidade de propor a Evangelização do Espírito, primeiro ao obsedado, despertando-lhe a consciência das suas responsabilidades, para que ele feche a porta de sua vontade às insinuações dos obsessores.

Elizabeth Maciel
Junho / 2004 
 
Bibliografia:
- André Luiz / Francisco Cândido Xavier / Waldo Vieira - Evolução em Dois Mundos, cap. XV - J. Herculano Pires 2ª. Edição Edicel - Mediunidade - Cap. VIII
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett