Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Evangelização Infantil     |  02/08/2010
ORDEM E DISCIPLINA - PRIMEIRA PARTE.
Faixa Etária: 9/10 anos

Tema: Ordem e Disciplina (parte 1)

Objetivos:
Desenvolver junto dos evangelizandos os conceitos básicos de ordem e disciplina aplicados no nosso dia a dia, e a sua importância na natureza (parte 2 = ordem e disciplina na vida dos homens).

Incentivação Inicial: - Conversar com eles o que eles sabem sobre “ordem e disciplina”. Iremos começar com exemplos da própria natureza, fáceis de ver e presentes na nossa vida. 
Por exemplo os pássaros: ordem, pois o ninho está sempre organizado (a casinha deles), cada espécie procura fazer o seu tipo de ninho. E a disciplina? Podemos observá-la na constância e persistência de escolher os materiais para preparar e construir o ninho. Procuram os galhos mais no alto das árvores para segurança. Possuem disciplina na alimentação, pois normalmente vivem de insetos, frutas, sementes, e vão buscar o alimento logo de manhã, todo dia. E quanto ao ciclo reprodutivo, eles escolhem ter os filhotes em qualquer época do ano ou tem uma época certa? 

Desenvolvimento: - Ida à praça para buscar mais exemplos práticos de “ordem e disciplina” na natureza. 
O papel dos evangelizadores será a partir dos exemplos e materiais que as crianças trouxerem, mostrar como existe a ordem e a disciplina na natureza, e anotar em um papel. Em caso de necessidade, podem também dar algumas dicas de onde as crianças encontrarão outros exemplos de “ordem e disciplina” na natureza. 
Deste modo, separei alguns outros exemplos:

1. As formigas são sociedades formidáveis devido à ordem e disciplina no formigueiro. Como? A ordem pela organização, lugar específico para alimentos, para os ovos. Disciplina pelo trabalho constante e organizado das formigas, seguindo regras para construir, manter e ampliar a sua casa.

2. As árvores são excelente exemplo de ordem e disciplina. Como? A ordem pela organização, formação (galhos novos e brotos que são fracos por cima, normalmente sem muito esforço, enquanto os antigos e mais fortes, e normalmente resistem a muito esforço, em baixo. Disciplina pelo trabalho constante e organizado de procurar alimento e água no solo através das raízes, enquanto respira e recebe o calor do sol pelas folhas. No inverno reduz o seu metabolismo, seu gasto de energia, já que a água e o calor estão disponíveis em menor quantidade. Na primavera e verão aumentam o ritmo e abrem suas flores e produzem os seus frutos para reprodução. 

Mas na praça teremos contato com a natureza, e outros exemplos fortes podem ser citados:

3. O sistema solar: o movimento do sol e da terra, dia e noite, estações do ano, tudo com ordem e disciplina. A Terra, com os seus movimentos, permitem condições de vida adequada para todos, graças à ordem e disciplina.

4. Outros insetos: a cigarra, a taturana, a borboleta, a minhoca, ....

5. Outros animais: macaco, galinha, pato, boi, cachorro, gato, ...

6. A Lua, as estrelas,...

7. O rio, o mar, o lago, as florestas, o ciclo da água, ...

Avaliação: - Comportamento, interesse, participação e respostas das crianças. Ao final da aula, devemos perguntar a eles:
— O que é eles estão levando / aprendendo (conhecimento, informação) para casa da aula de hoje?”

Fixação: - Troca de experiências e informações, ouvindo o que cada um observou no passeio sobre ordem e disciplina (ver anotações no papel de cada evangelizador).

Recursos: - Passeio à praça

Observações:

1.O tempo disponível é muito curto para esta aula. Por isso, dividi a aula em duas partes

2.As palavras ordem e disciplina normalmente andam juntas, e simplificando poderíamos dizer: Ordem = as coisas em seus devidos lugares (estático) Disciplina = postura de fazer de acordo com as regras (dinâmico- execução-ação)

3.A próxima aula é trabalhar com ordem e disciplina para nós, os homens.

Paulo Nakano e Cristiamara Russo
Evangelizadores

Géssia Chaves
Coordenadora do Departamento
Agosto / 2010
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett