Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Evangelização Infantil     |  01/01/2002
ANO NOVO
Aula preparada para turma de 11-12 anos

Tema: Ano Novo

Objetivo: levar a criança a refletir sobre a postura de cada um diante de um novo tempo que chega na divisão do tempo feita pelos homens. 

Incentivação: dar um pedaço de papel para cada criança e ela deve escrever o que deseja que aconteça no ano novo. (não precisa falar para os outros). Devem guardar para o final da aula. 

Desenvolvimento: ao final de cada ano, as famílias se reúnem, enfeitam suas casas e de sorrisos iluminados, músicas alegres, formulam-se mutuamente votos que se repetem a cada ano, mas que, em geral, nem sempre se realizam. 

Muitos lares condicionam um ano novo melhor em crendices populares como o uso da roupa branca, comer lentilha ou pisar com o pé direito aos primeiros segundos do ano que chega. Mas será que esses atos místicos mudam mesmo alguma coisa na vida das pessoas? (deixar as crianças falarem e contarem o que fazem nessas datas). 

Cada um é o que sente, pensa e portanto agimos como tal; algum fato externo ao meu ser fará com que meu íntimo se modifique? 
Os acontecimentos futuros, bons ou maus, estão condicionados às minhas atitudes de hoje. A nossa vontade em querer realizar é o primeiro passo para nos esforçarmos a conseguir a realização de nossos projetos. 
De modo geral, o homem não medita na harmonia que deve existir em todas as circunstâncias em que vive aqui na Terra, afastando-se do equilíbrio espiritual que nos mantêm mais lúcidos no desempenho das nossas tarefas. 

Ao findar um ano devemos meditar nas oportunidades onde nosso desempenho poderia ter sido melhor, o que faltou em nossas decisões, replanejar com disciplina, com cautela, aquilo que está ao nosso alcance tendo sempre um objetivo útil a alcançar. 
Entre o objetivo e a meta, é necessário esforço constante. A vontade é a fórmula para a vitória. 

Devemos ter uma posição real e otimista, não apenas no transcurso da “passagem do ano” mas a cada instante do nosso dia a dia que em síntese constituirá os dias do novo ano. 

Nas comemorações da passagem do ano, adentremos nele conscientes de que o melhor tempo, um melhor ano é a construção íntima individual, onde os atos se constituam em lições edificantes

Fixação: o evangelizador oferecerá a palavra para cada criança que quiser falar sobre seus planos futuros e discutirão quais seriam os passos mais adequados, dentro dos ensinamentos espíritas, à luz do Evangelho de Jesus, para realizá-los.

A história abaixo pode ser transformada em teatro.

A Descoberta de Paulinho

Era semana do Natal . A cidade estava toda enfeitada. Paulinho ficou encantado com aquela vitrine daquela loja de brinquedos. Estes eram os mais variados e bonitos; bem no meio, estava um enorme boneco, representando um Papai Noel sorridente vestido com sua roupa característica. Só que a roupa era de tecido diferente, com um brilho especial, o que tornava a vitrine belíssima, chamando a atenção de todos. 
O menino, depois de admirar a vitrine, continuou o caminho e, dobrando à esquerda, passou por outra loja. Esta era mais simples, mas apresentava uma cena inesquecível: a do nascimento de Jesus. Estava ali a manjedoura, o berço de palha, o menino deitado e sua mãe de joelhos, fitando-o. Por perto, viam-se bonequinhos, representando os pastores, e outros, que imitavam os animais. Era um presépio simples, sem muitos detalhes, mas mostrando o principal: Jesus, no dia em que renasceu entre os homens. 
Paulinho voltou para casa e começou a pensar. Eram duas vitrines, duas imagens: Papai Noel e Jesus. Qual a diferença ? 
Ele era pequeno, mas já observava muita coisa. Sua família não era rica, mas tinha certeza de que o seu pai poderia comprar algum daqueles brinquedos que vira junto de Papai Noel. Mas a Railda, a empregada de sua casa... certamente que não . Tinha cinco filhos, morava num subúrbio distante e, provavelmente, o dinheiro que ganhava só dava para a comida. 
E que dizer daqueles outros garotos que ficavam na esquina, pedindo um trocado aos que passavam? Eram maltrapilhos, sujos. Brinquedos? Só na vitrine, para olhar... 
Aí, Paulo lembrou da outra vitrine, a do presépio. Ela era simples e o menininho ali representado estava num berço de palha... Nem luzes, nem cores, só o céu estrelado e o ar de adoração de todos os que olhavam. 
Então, ele descobriu a diferença. Natal não é Papai Noel, não são brinquedos. Natal é comemoração do aniversário de Jesus, que, como, modelo divino, mostrou aos homens a felicidade, residindo na humildade e no amor, bens eternos que permanecerão conosco.

Beatriz de Almeida Rezende
Janeiro / 2002
 
Bibliografia:
Fonte: O Melhor é Viver em Família, n 12
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett