Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo VII     |  01/09/2008
ESPÍRITOS ENDURECIDOS - CONTINUAÇÃO - ANGÉLE - NULIDADE SOBRE A TERRA
Com este nome, um Espírito se apresentou espontaneamente ao médium.
1. - Arrependei-vos das vossas faltas? - R. Não. - P. Então por que me procurais? - R. Para experimentar. - P. Acaso não sois felizes? - R. Não. - P. Sofreis? - R. Não. - P. Que vos falta, pois? - R. A paz. (1)

O dicionário define paz como sendo: "Relações tranquilas de um estado ou de uma nação. Tranqüilidade pública. Tranqüilidade, sossego, descanso, silêncio" do latim pace, a palavra Paz significa, na sua acepção mais geral, ausência de um conflito. Levando em consideração esta acepção Luiz Signates (2) define Paz como uma gestão não violenta dos conflitos. Em outras palavras a paz é uma questão de cultivo. No que concorda o sociólogo e matemático Johan Galtung (3) ao definir melhor a palavra paz apontando os conceitos de uma paz negativa e de uma paz positiva. A paz negativa visa por fim à violência direta. Esta ideia de paz negativa é representada pela ordem internacional estável. Ele exemplifica esta ideia sugerindo que o desenvolvimento das armas nucleares reforça a ideia de que a paz é o equilíbrio recíproco dos armamentos, de tal modo que o simples fato da sua existência e a sua capacidade de destruição dissuadem os seus proprietários de uma utilização eventual. Já a paz positiva é a anulação dos efeitos da violência estrutural. Esta não refere somente a ausência de conflito, mas igualmente a criação de formas de cooperação internacionais justas e equitativas para que o conflito não exista, a criação do Banco Mundial e’um exemplo disto. 

Uma visão diferente deste conceito é o que faz o cientista político italiano Norberto Bobbio, quando chama a atenção para os conceitos de paz externa e interna. A primeira seria a ausência ou cessação de um conflito entre indivíduos ou grupos. A segunda, a ausência de conflito entre comportamentos e atitudes de uma mesma pessoa. Mas há um nexo entre os dois planos e muitos filósofos acreditam que a paz interna é condição necessária para se obter a externa, porque ela contém um elemento de verdade e de determinação essencial para a cessação efetiva de conflitos coletivos. Sem esse elemento, tudo é representação farsesca, de curta duração, que redunda em novos conflitos, cada vez mais acirrado e bárbaro. ( 4)

A palavra hebraica para "paz" é shalom, denota muito mais do que a ausência de guerra e conflito. O significado básico de shalom é harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito em todas as áreas da vida. E está é a definição de Paz que melhor se aplica às necessidade de ANGÈLE (1)

P. Que vos falta, pois? - R. A paz.
A paz interior tão necessária a Angéle e desejada por ela é traduzida no conforto, segurança e estabilidade, mas não material, e sim espiritual. Reflete a harmonia dos sentimentos, alcançada ao preço de inumeráveis experiências e infindáveis lutas. Não se resumindo a situações transitórias advindas do conforto material, na aquisição das riquezas terrenas ou mesmo da conquista do poder transitório dos homens. Na verdade todo conforto, todas as conquistas, todas as riquezas do mundo são insuficientes para garantir a paz interior.

Para que a paz seja uma realidade no viver é necessário o despertamento da consciência espiritual, libertando-se das ilusões do plano físico; sem essa experiência, a agitação, o descontentamento e a permanente desarmonia eliminarão qualquer possibilidade do estabelecimento da paz.

Paz não é inércia e sim esforço, devotamento, trabalho e vigilância incessantes a serviço do bem Enquanto não houver pacificação individual, enquanto a harmonização interna não se estabelecer, os conflitos exteriores, tanto no recinto doméstico, como no campo social, não desaparecerão. 

... "Ninguém atinge o bem-estar em Cristo, sem esforço no bem, sem disciplina elevada de sentimentos, sem iluminação do raciocínio. Antes da sublime edificação, poderão registrar os belos discursos, vislumbrar as mais altas perspectivas do plano superior, conviver com os grandes apóstolos da Causa da Redenção, mas poderão igualmente viver longe da harmonia interior, que constitui a fonte divina e inesgotável da verdadeira felicidade, porque se o homem ouve a lição da paz cristã, sem o propósito firme de se lhe afeiçoar, é da própria recomendação do Senhor que esse bem celestial volte ao núcleo de origem, como intransferível conquista de cada um" (5)

Desencarnado, o homem mantém a personalidade, após a metamorfose espiritual, sua identidade é mantida. Assim a chegada no Mundo Espiritual em nada modifica àquilo que o Ser plantou na existência terrena.

Como desejar paz interior se esta não foi cultivada? 

A paz é resultado da Lei natural - o amor - que vige em toda parte do Universo. O amor é uma conquista. O amor é adquirido ao longo da vida, através das situações, dos momentos das relações que se cria durante o viver. A viver na Terra é um grande exercício do aprender a amar. O amor é uma questão de cultivo. A paz é uma questão de cultivo. Sendo este processo realizado no dia a dia, minuto a minuto, instante a instante. Essa vivência de amor e paz vai se constituir em realidade não só para o indivíduo, mas para a sociedade em que vive. No Plano individual o fruto dessa vivência terá sua percepção ampliada após o desencarne. Perdoar, compreender, amar, não fazendo disso apenas uma retórica mas ação!

..."Deixo-vos a paz, a minha paz voz dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." Jesus Cristo.(6)

Laurelucia Orive Lunardi
Setembro / 2008
 
Bibliografia:
1- Kardec ,Allan, O Céu e o Inferno, CAPÍTULO VII:- Espíritos endurecidos :- Àngele. 2- Luiz Signates Texto inscrito no GT Mídia, Cultura e Violência, do X Encontro Latino-Americano de Faculdades de Comunicação Social, promovido de 23 a 26 de outubro de 2000, em São Paulo, pela ECA-USP, a Abecom e a Felafacs 3- Johan Galtung "Epilogue" em Pax Pacifica, UK/US,Pluto/Paradigm,2005 4- BOBBIO, N., MATTEUCI, N. e PASQUINO, G. Dicionário de Política. 2. ed., Brasília, UNB, 1986 5- Francisco C. Xavier /Emmanuel. Vinha de Luz, cap. 65. 6- Bíblia,João 14.27
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett