Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo III     |  01/05/2006
ESPÍRITOS EM CONDIÇÕES MEDIANAS
O homem honesto segundo Deus ou segundo os homens
1. - Caro avô, podeis dizer-me como vos encontrais no mundo dos Espíritos, dando-me quaisquer pormenores úteis ao nosso progresso?
- R. Tudo que quiseres, querida filha. Eu expio a minha descrença; porém, grande é a bondade de Deus, que atende às circunstâncias. Sofro, mas não como poderias imaginar: é o desgosto de não ter melhor aproveitado o tempo aí na Terra. Joseph Brê (1)

Já escrevia o poeta português Álvaro de Campos :-
Aproveitar o tempo! 
Meu coração está cansado como mendigo verdadeiro. 
Meu cérebro está pronto como um fardo posto ao canto. 
Meu canto (verbalismo!) está tal como está e é triste. 
Aproveitar o tempo! 
Desde que comecei a escrever passaram cinco minutos (2) 

O tempo voa... Quantas vezes dizemos, ou ouvimos dizer: Não tenho tempo para fazer isso. Sou muito ocupado ! Não tenho tempo sobrando!Essas e outras expressões são comuns a muita gente que encara o tempo como algo fora do seu domínio , do seu controle, quando na verdade, está inserido na manifestação do nosso ser.

Einstein quando tentou unificar a "Mecânica Quântica" com a "Gravidade" provou que o tempo absoluto não existe, mas que cada indivíduo tem a sua medida pessoal de tempo, dependendo de onde se encontra e da maneira que se move, e criou o conceito de " tempo imaginário" (3). Allan Kardec (4) afirma em "A Gênese" "...Tantos mundos haja na vasta expansão, tantos tempos diversos haverá e incompatíveis..." Os físicos, já se interrogam sobre este novo conceito, se não será mais do que o "tempo real" , embora visto de outra forma.

Quando analisamos a relatividade do tempo vemos que o uso do nosso tempo virou passado e o que faremos será o futuro. E hoje? E o presente? Será um estado de lamentação pelas ações erradas do passado? Ou será o "sonho" a ser vivido de bom e útil no futuro? Quantas pessoas são prisioneiras de fatos passados vivendo imersas em desequilibrantes recordações, ou outras que são prisioneiras na imaginação de como gostaria que fosse o seu futuro perdendo oportunidades maravilhosas de realizar no presente ou pelo menos iniciar aqueles objetivos tão idealizados, mas que ficaram apenas no futuro.

Todos somos criados simples e ignorantes, caminhando na escalada evolutiva de acordo com escolhas realizadas, através das reencarnações.Não somos criados perfeitos, mas sim perfectíveis, ou seja, com toda as possibilidades de alcançarmos a perfeição por nossos próprios esforços, o que justifica a nossa existência terrena.Pois a natureza não dá saltos Como nos lembra Herculano Pires (5 ): "o espírito avança de reencarnação em reencarnação em busca da sabedoria". Quando postergamos para o futuro nossas escolhas, as ações ficam cada vez mais distantes de se concretizarem.

Cada um traz latente em si uma gama variada de potenciais, à medida que o tempo vai passando,se esses potenciais não são exercitados, não crescem, não se aprimoram . O caminho para o arrependimento é certo! Ou quando se chega numa determinada idade, olhamos para trás e lamentamos a falta de ousadia, onde poderíamos, ou não, ter realizado mais coisas. Ou mais tarde desencarnados , ao avaliarmos nossa trajetória , faremos como o depoimento do Sr. Joseph Brê , comentado por Allan Kardec, no cap III do Livro Céu e Inferno.Falecido em Bordéus , vinte anos depois foi evocado por sua neta e nesta comunicação quando solicitado a dar ..."quaisquer pormenores úteis ao nosso progresso"., ele comentou "...Sofro, mas não como poderias imaginar: é o desgosto de não ter melhor aproveitado o tempo aí na Terra (1)"

No livro "Há dois mil anos", Jesus diz ao senador do Império Romano, Públio Lentulus: "(...) Encontras, hoje, um ponto de referência para a regeneração de toda a tua vida, Está no seu querer o aproveitá-lo agora, ou daqui a alguns milênios".(6) 

Abre os braços à ação e cresce na direção do Infinito. (7)

A reencarnação não tem como objetivo a punição, o castigo ou o pagamento de dívida; é oportunidade de elevação, de aprimoramento para o Espírito. A vida atual é reflexo do passado, conseqüência da lei de ação e reação Por que não aproveitar o Hoje para dar início à renovação, com o justo aproveitamento das horas e do tempo?

E caso não tenhamos nenhuma outra motivação que não o exemplo dado neste capitulo (1) que nos acenda no coração as palavras de Suely Schubert (8).

"...O tempo, para o trabalhador dedicado ao Cristo é hoje; é agora. Não há tempo para acomodações. Nenhuma desculpa ou dúvida. Há uma ansiedade constante em se aproveitar de forma cada vez melhor o tempo disponível. O valor do minuto que passa é inestimável. A oportunidade perdida não retorna em idêntica condição. Urge contribuir para o bem, realizar alguma coisa, antes que o relógio da Vida assinale os últimos minutos das últimas horas..."

Laurelucia Orive Lunardi
Maio / 2006
 
Bibliografia:
Allan ,Kardec , " Céu e Inferno" Segunda Parte,capitulo III. Pessoa, Fernando "Ficções do Interlúdio" Editora: Companhia das Letras José Leite Lopes A estrutura quântica da matéria - do átomo pré-socrático às partículas elementares. - UFRJ Editora/Academia Brasileira de Ciências/ERCA-Editora e Gráfica limitada - Rio de Janeiro. Allan, Kardec " A GÊNESE -Os milagres e as predições segundo o Espiritismo". 36a. edição Pires J. Herculano , "Educação Para a morte".Ed.Correio Fraterno. Francisco Cândido Xavier / Pelo Espírito: Emmanuel "Há dois mil anos". Divaldo P.Franco/ Pelo Espírito Joanna de Ângelis -- " Alegria de Viver". Suely C. Schubert ."Testemunhos de Chico Xavier"
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett