Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
A Gênese  |  Caráter da Revelação Espírita   |  Capitulo I   |  01/07/2002
CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA XII
Pelos raciocínios desenvolvidos até agora, nesta seqüência de estudos sobre o caráter da revelação espírita, pode-se depreender que os conhecimentos fundamentais da Lei Divina ou Natural, foram revelados por Deus à humanidade, em três oportunidades distintas. Primeiramente, Deus revela ao homem sua Justiça que não vacila nem erra, cujos princípios estão elencados no Decálogo, base insuperável para toda religião. Com a implantação do sentido de Sua Justiça, revela Deus ao homem através do Evangelho o Amor que rege e sustenta o Universo, e faz com que os homens compreendam que são todos irmãos e filhos Dele, Pai de infinita justiça e bondade. Com o advento do Espiritismo, após o progresso intelectual da humanidade, pelo desenvolvimento da Ciência e o aumento das luzes do pensamento filosófico, revela Deus toda a verdade de Sua Lei, que agora os homens podem compreender, sem embargo. 
            
Há que se compreender, no entanto, que se a primeira revelação teve sua personificação em Moisés, a segunda no Cristo, a terceira não a tem em indivíduo algum. As duas primeiras foram individuais, a terceira é coletiva; aí está um caráter essencial de grande importância. Ela é coletiva no sentido de não ser feita ou dada como privilégio de pessoa alguma: ninguém, por conseqüência, pode dizer-se seu profeta exclusivo; foi espalhada, simultaneamente, por sobre a Terra, a milhões de pessoas, de todas as idades e condições, desde a mais baixa até a mais alta escala, conforme havia previsto o autor dos Atos dos Apóstolos: "Nos últimos tempos, disse o Senhor, derramarei o meu espírito sobre toda a carne; os vossos filhos e filhas profetizarão, os mancebos terão visões, e os velhos, sonhos" (Atos, cap.II, vv.17, 18). Ela não proveio de nenhum culto especial, a fim de servir um dia, a todos, de ponto de ligação.         
    
As duas primeiras revelações, por serem fruto do ensino pessoal, ficaram, forçosamente localizadas, isto é, apareceram num só ponto, em torno do qual a ideia se propagou pouco a pouco; Dessa forma, foram precisos muitos séculos para que atingissem as extremidades do mundo, sem mesmo o invadirem, inteiramente. A terceira tem isto de particular: não estando personificada em um só indivíduo, surgiu, simultaneamente em milhares de pontos diferentes que se tornaram centros e focos de irradiação. Multiplicando-se esses centros, seus raios se reúnem pouco a pouco, de tal forma que em dado tempo, acabarão por cobrir toda a superfície do globo. Essa é uma das causas da rápida propagação da Doutrina. Se ela tivesse surgido num só ponto, se fosse obra exclusiva de um homem teria formado seitas em torno dela; e talvez decorresse muito tempo sem que ela atingisse os limites do país onde começou, ao passo que após dez anos, como comprova a sua história, já havia estendido raízes de um polo ao outro, o que é mantido até hoje.             

"Esta circunstância, sem par, na história das doutrinas, lhe dá força excepcional e irresistível poder de ação. De fato, se a perseguem, num ponto, em determinado país, será materialmente impossível que a persigam em toda parte e em todos os países. Em contraposição, a um lugar em que lhe embaracem a marcha, haverá mil outros em que florescerá, sempre, como agora floresce. Ainda mais, se a ferirem, num indivíduo, não poderão feri-la nos Espíritos, que são a fonte de onde ela promana. Ora, como os Espíritos estão em toda parte e existirão sempre, se, por um acaso impossível, conseguissem sufocá-la em todo o globo, ela reapareceria pouco tempo depois, porque repousa sobre um fato que está na Natureza e não se podem suprimir as leis da Natureza. Eis aí o de que se devem persuadir os que sonham com o aniquilamento do Espiritismo."             

Estas considerações de profunda lógica e bom senso foram feitas por Allan Kardec, na Revue Espirite de Fev. de 1865, pag. 38, sob o título de "Perpetuidade do Espiritismo"             
Hoje, decorridos mais de um século, exatamente 137 anos, podemos, constatar, a incontestável verdade nelas contidas, com o desenvolvimento do progresso científico e a evolução do pensamento religioso a par do florescimento e difusão dos Espiritismo por toda a Terra.

Denizart Castaldeli 
Julho / 2002 
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett