Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Fora da Caridade não há Salvação   |  Capitulo XV   |  01/04/2013
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS - ITEM 10 FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
Allan Kardec inclui, encerrando o capítulo, uma mensagem de Paulo, o apóstolo, sobre o tema.

Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos dos homens sobre a terra e no Céu. Sobre a terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado, encontrarão graça diante do Senhor

”... Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que essa máxima de ordem divina.”

Existe um determinismo divino, do qual ninguém escapará: ser perfeito e feliz.

E isso vale também para todos os Espíritos do Universo, existentes e a serem criados, todos têm o destino de gozar, um dia, de uma perfeição que lhes permite ser plenamente feliz, como muitos já o conseguiram.

E essa perfeição se manifesta, quando o Espírito tem em si, plenamente desenvolvidos, a inteligência e o amor a Deus e ao próximo.

Percebemos, então, como nós, que constituímos a humanidade terrena, estamos ainda muito distantes do nosso destino.

Todavia, se olharmos para o passado dessa humanidade, temos de constatar uma progressão contínua, perseverante, que nos estimula a “...caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte”, conforme disse Jesus, em Lucas 13:33, em direção a esse destino sublime e glorioso, no bom uso da inteligência e no esforço de ver no próximo um irmão, com qualidades e imperfeições, como nós, da maneira que nos for possível, mas sempre com a intenção de enviar-lhe vibrações positivas, olhar de simpatia, votos de paz e harmonia.

Querer fazer somente o bem a qualquer pessoa, não fazer mal a ninguém, é a maneira de desenvolver o amor a Deus e ao próximo, em nosso estágio evolutivo. Porque quando se quer, a vontade é sempre acionada e a pessoa é impulsionada a agir como quer.

O espirita tem esse instrumento excelente , que é o espiritismo, que, segundo Paulo de Tarso, “não podia provar melhor a sua origem, do que oferecendo-a (essa máxima) por regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo.” O entre parênteses é meu.

Paulo afirma que com esse lema, o homem jamais se transviará. Por isso, o espírita deve tê-lo sempre na mente e no coração, procurando interpretá-lo sempre na sua profundidade, analisando as conseqüências de sua aplicação, a fim de poder aplicá-lo com discernimento, com bom senso, em todas as suas ações.

Interpretá-lo, compreendendo que caridade não é somente dar coisas materiais, constituindo-se numa maneira de sentir, pensar e agir.

Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e a vossa consciência vos responderá; não somente ela evitará que façais o mal, mas ainda vos levará a fazer o bem.

Nessa frase, Paulo nos dá a maneira pela qual pode o homem atendê-la, sem provocar outros males, como muitas vezes faz o homem bem intencionado, mas sem bom-senso, sem discernimento.

A caridade deve presidir nossas ações, devendo , portanto ser entendida nas suas conseqüências, que devem sempre ser o Bem, jamais o mal.

Desse modo, as ações, controladas e guiadas pela vontade no bem ao próximo, produzirão bons frutos, além de impedir que se faça o mal.

O autor afirma que para fazer o bem, basta acionar a vontade, mas para fazer o mal, bastam, às vezes, a inércia e a negligência, o não fazer nada, o deixar para depois, o descuido.

Assim, o sentimento da caridade, sendo acionado, ou dirigindo as ações, levará o homem a seguir os ensinos de Jesus, a colaborar na felicidade e na paz dos seus irmãos, e, conseqüentemente, na melhoria da humanidade.

“Meus amigos, agradecei a Deus, que vos permitiu gozar a luz do Espiritismo. Não porque somente os que a possuem possam salvar-se, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, ela vos torna melhores cristãos. Fazei, pois, que, ao vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam.”

Como vemos, o espiritismo, embora ofereça muito mais esclarecimentos sobre os ensinos de Jesus, não se torna , por isso, a única via em direção ao reino de Deus, mas tendo como seu lema o FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, deixa bem claro que essa salvação é possível a todos os que tiverem dentro de si o amor a Deus e ao próximo, porque esses só farão aos outros o bem que querem para si.

Todavia, o espiritismo, com seus princípios condensados nesse lema, dá ao espírita uma responsabilidade muito maior na aceitação dos ensinos de Jesus, na sua aplicação, no querer e tentar, desde já, ser um verdadeiro cristão, inteligente e bom, destino dos homens da Terra.

Esse conselho de Paulo é importante, para que se saiba aplicá-la na situação necessária, na dosagem necessária, que possa trazer benefícios,

Leda de Almeida Rezende Ebner
Abril / 2013
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett