Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Fora da Caridade não há Salvação   |  Capitulo XV   |  01/11/2012
O NECESSÁRIO PARA SALVAR-SE
“Mas, quando vier o Filho do Homem na sua majestade, e todos os anjos com ele, então se assentará sobre o trono de sua majestade; e serão todas as gentes congregadas diante dele, e separará uns dos outros, como o pastor que aparta dos cabritos as ovelhas; e assim, porá as ovelhas à direita e os cabritos á esquerda.

Então dirá o rei aos que hão de estar à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era hóspede, e recolhestes-me; estava nu e cobristes-me; estava enfermo , e visitastes-me; estava no cárcere, e viestes ver-me. 

Então lhe responderão os justos: Senhor, quando é que nós te vimos faminto e te demos de comer; ou sequioso e te demos de beber? E quando te vimos hóspede e te recolhemos, ou nu e te vestimos? Ou quando te vimos enfermo ou no cárcere, e te fomos ver?

E respondendo o rei, lhes dirá: Na verdade, vos digo que quantas vezes vós fizestes isto a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim é que o fizestes.
ntão dirá também aos que hão de estar à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno que está aparelhado para o diabo e para os seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber. Era hóspede, e não me recolhestes; estava nu, e não me cobristes; estava enfermo, e no cárcere, e não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando é que nós te vimos faminto ou sequioso, ou hóspede, ou nu, ou enfermo, ou mo cárcere, e deixamos de te assistir?
Então lhes responderá ele, dizendo: Na verdade, vos digo que quantas vezes o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (Mateus, XXV: 31 a 46.)”

O espiritismo não aceita essa idéia de juízo final, que as palavras acima possam sugerir, por não se enquadrarem no todo de sua doutrina, no “Sede perfeitos”, no” Nenhuma ovelha do rebanho que o Pai me confiou se perderá”, na Lei do amor, da justiça e da misericórdia que emana do Deus-Pai , exaltado e reverenciado por Jesus. Esse Deus , “Inteligência suprema e causa primária de todas as coisas” não poderia infringir as leis que d’Ele emanam, destinando muitos dos seus filhos para um sofrer eterno, Ele , o Amor Absoluto, que tudo sabe e pode.

Mostra-nos o espiritismo que Jesus, falando a homens incapazes de compreender as coisas puramente espirituais, pela sua própria cultura e pela imperfeição espiritual, apresentava muitos dos seus ensinos com imagens mais fortes, que eles poderiam entender, que seriam marcadas e fixadas em suas mentes, para , quando amadurecessem mais, pudessem extrair os ensinamentos.

Jesus não poderia afastar-se muito das idéias da época, “no tocante à forma, reservando para o futuro a verdadeira interpretação das suas palavras e dos pontos que ainda não podia explicar claramente.”

Daí, sua promessa da vinda de outro Consolador, “a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João, XIV: 26)

Mas, diz Kardec, que ao lado da parte acessória ou figurada dos seus ensinos, há sempre a idéia dominante : a da felicidade que espera o justo e a da infelicidade reservada ao mau.

Assim , todo aquele que se liberta do mal, passando a vivenciar o bem, libertando-se das dívidas passadas, terá conquistado a felicidade, enquanto que aquele que persevera e se compraz no mal , vai sofrendo as suas conseqüências, através das reencarnações, até decidir-se por transformar-se e esforçar-se na libertação dos efeitos dos erros passados, ressarcindo todas as suas dívidas e melhorando-se.

Não penas eternas, mas oportunidades de ressarcimento, de corrigenda, de reeducação, de transformações intelectuais e morais, até o aperfeiçoamento intelectual e moral das potencialidades que Deus colocou em cada filho seu.

Faz parte da lei divina o amor que dá sempre novas oportunidades de reabilitação, e a justiça que dá a cada um segundo as suas obras.

Nesse ensino, Jesus destaca uma vez mais, a caridade devida aos que sofrem necessidades, como sendo o caminho do reino dos céus. No julgamento, não houve interesse pela crença, pelos ideais ou história da pessoa, mas sim, o bem que fora feito, o auxílio dado, a atenção ao enfermo, a visita ao encarcerado, enfim a vivência da caridade em qualquer situação e para com qualquer pessoa.

Auxiliando o outro, preocupando-se em aliviar seus sofrimentos, dando do que tem, em coisa material e em atenção, em respeito, o caridoso esquece-se de si, eliminando o egoísmo e o orgulho, porque demonstra ver no assistido, alguém que merece respeito e consideração.

A caridade e a humildade, desenvolvendo-se no interesse em beneficiar os outros, vão auxiliando o desenvolvimento dos sentimentos nobres nas mentes e nos corações os homens, tornando-os melhores pessoas, e levando-os, a um dia, sentirem o reino de Deus dentro e fora de si.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Novembro / 2012

 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett