Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita   |  Capitulo XIII   |  03/10/2011
A CARIDADE MORAL E A CARIDADE MATERIAL - A BENEFICÊNCIA - PARTE 3
Cáritas, martirizada em Roma, escreveu Kardec citando a autora das duas mensagens dadas em Lyon, em 1861. Ela é autora da famosa Prece de Cáritas, recebida por Madame W. Krell, publicada no livro de 1875, na França e no Brasil, em 2003, traduzido por Luís Alberto Kanawatti, “Irradiações da Vida Espiritual”, editora Camille Flammarion.

Na primeira mensagem ela escreve na primeira pessoa do singular: “Chamo-me Caridade, sou o caminho principal que conduz a Deus; segui-me, porque eu sou a meta a que vós todos deveis visar.”

Narra o caminho percorrido por ela, nos lugares em que a caridade deve atuar, vendo quantas misérias, quantas lágrimas, e o quanto têm os homens a fazer para eliminá-las da face da Terra.

Cita as mães, sem alimento em casa, as palavras que ela lhes diz aos ouvidos espirituais, que consolam um pouco os corações, mas que não saciam a fome do corpo.

Cita os velhos sem trabalho e sem abrigo, envergonhados de pedir nas ruas, eles que sempre trabalharam.

Por isso, vendo carências, já não mais justificáveis em um mundo tão rico em recursos materiais para todos, ela se dispôs a estimular, a prática da beneficência entre os homens, dizendo: “Eu sou a Caridade e vos estendo as mãos pelos vossos irmãos sofredores.”

Escreve, então, o que a caridade proporciona a quem se esforça em a praticá-la. Oferece a cada um uma bela árvore, que se chama Beneficência, carregada de flores e frutos, para serem colhidos por quem quiser. Para cada galho arrancado, todas as boas ações praticadas serão ali colocadas, levadas por ela ao Pai, que as carregará de novo, “porque a beneficência é inesgotável.

É uma bela metáfora, que evidencia o quanto é importante e necessário, em nosso mundo, a prática da beneficência, ato de beneficiar, de fazer bem aos outros, que proporciona também a quem o faz, prazeres inimagináveis e bens espirituais para sempre.

Na segunda mensagem, ela escreve sobre as maneiras de fazer a caridade, que não pode ser confundida com a esmola, que embora seja ainda necessária, por causa da imperfeição dos homens, sendo útil, muitas vezes, não deixa de ser um ato humilhante, tanto para quem dá como para quem recebe.

A caridade, muito ao contrário, estabelece uma ligação afetiva e efetiva entre um e outro, podendo ser realizada sem constrangimento, ambos sendo beneficiados.

Pode ser praticada entre colegas, amigos, vizinhos, parentes, através da indulgência, da tolerância de uns para com os outros, no valorizar as qualidades, e não os defeitos, no esforço de uma convivência agradável e produtiva para todos.

Faz caridade o espírita, que divulga o espiritismo, sempre que havendo a oportunidade, sem impor, sem querer fazer proselitismo, oferece, ao que pode se beneficiar com seus ensinos, ou manifestar algum interesse, a opinião espírita, através de uma conversa, de um livro, de um convite a uma reunião... e também quando exemplifica o que aprende.

Enaltece as reuniões de mulheres que dedicam parte do seu tempo para as diversas atividades, que resultam em benefício dos pobres e necessitados, como bens exemplos a serem seguidos.

Cita os benefícios morais causados pelas ofertas materiais a quem as recebe no estímulo à confiança em Deus e nos homens, na comprovação de que existe bondade, pessoas que se preocupam com os outros, estimulando assim, a prática do bem.

Afirma que os bons Espíritos estão sempre auxiliando quem busca fazer o bem.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Outubro / 2011
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo” O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett