Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Amar o Proximo como a Si mesmo   |  Capitulo XII   |  02/08/2010
O ÓDIO
  A mensagem é de Fénelon, cujos dados biográficos estão no estudo nº 49.

Amai-vos uns aos outros e sereis felizes”, lembra-me a frase de Pedro, na sua primeira epístola, 4:8:”Acima de tudo, porém, tendes amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados”, condicionando a felicidade ao amor ao próximo, que liberta o homem de causar sofrimentos a si mesmo e a outros, e o liberta das conseqüências dos erros anteriores.

Quem assim entende e se sensibiliza é capaz de sentir amor até aos que agem, provocando indiferença, ódio e desprezo, visto compreendê-los como irmãos imperfeitos, como todos, mas em processo evolutivo, que merece consideração, respeito e até amor.

Cita o maior exemplo de amor ao próximo na Terra: JESUS, Espírito puro, apagando sua luz espiritual, vivendo em um mundo de expiações e de provas, convivendo com irmãos muito inferiores na escala evolutiva, mas amando-os como a irmãos perfectíveis, em desenvolvimento, sacrificando-se, para ensinar o caminho mais suave do progresso espiritual: o do amor ao próximo.

 “O sacrifício de amar os que vos ultrajam e perseguem é penoso, mas é isso, precisamente, o que vos torna superiores a eles. Se vós os odiásseis como eles vos odeiam, não valeríeis mais do que eles.

O espiritismo explicando a lei de ação e reação em tudo o que se faz, na colheita obrigatória da semeadura, dá a razão principal de evitar- se fazer o mal e da necessidade de fazer o bem, para que a felicidade tão almejada por todos seja uma realidade para cada um.

             Não há outro caminho para a perfeição e a felicidade.

O autor escreve baseado na sua última existência, quando se esforçava por amar a todos, indistintamente, mas sofrera por causa das ações de outros, que o perseguiram, que o amor ao próximo “não endurece o coração para os maus procedimentos”. Amar a quem persegue e calunia, para o autor, foi a prova mais penosa, que ele considerou uma tortura.

Evidentemente, ninguém pode sentir-se feliz, mesmo os que buscam amar a todos, com os sofrimentos, oriundos das más ações dos homens.

Todavia, penso que a felicidade sentida nesse amor é a da paz de consciência, que não agasalha sensação de culpa, é perceber-se incapaz de prejudicar alguém, é fazer o possível para minorar os seus sofrimentos e os alheios, é sentir compaixão, e irradiar vibrações amorosas aos que sofrem, sem nenhum sentimento de egoísmo, é confiar nas leis divinas, no Seu amor, na Sua justiça, e na perfectibilidade de todos os Espíritos da humanidade terrena, que um dia, se tornarão sábios e bondosos. 

Nas reações às ações más dos outros é que se pode sentir mais ou menos sofrimentos, é que se pode desequilibrar-se ou não, ou reequilibrar-se com mais ou menos facilidade ou dificuldade.

Assim, essas reações dependem do entendimento que se tem das leis divinas, trazidas por Jesus e mais esclarecidas pelo espiritismo.

Quando ele escreve: “Mas Deus existe e pune, nesta e na outra vida, os que não cumprem a lei do amor”, lembremo-nos de que o espiritismo nos ensina que a Justiça Divina se faz através de leis justas, sábias e amorosas, que dá a todos as mesmas possibilidades, as mesmas capacidades em potencial, as mesmas oportunidades de desenvolvimento espiritual, segundo o livre-arbítrio individual, com a finalidade de cada um ser responsável por sua evolução e merecer os louros da vitória conquistada.

Busquemos eliminar, em nós, qualquer sentimento de antipatia, de animosidade, de raiva, para não alimentarmos esse sentimento do ódio, que só nos traz dores e sofrimentos.

             “Não vos esqueçais, meus queridos filhos, de que o amor nos aproxima de Deus e o ódio nos afasta d’Ele”.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Agosto / 2010
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett