Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Bem-aventurados os puros de coração   |  Capitulo VIII   |  03/09/2007
DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS
A belíssima mensagem é de JOÃO, o Evangelista. O primeiro impulso é , simplesmente, copiá-la, para manter a sua beleza e a sua sublimidade. Mas, se estamos estudando este livro, precisamos tecer comentários sobre ela. Vamos , então, fazê-lo.

Inicia ele, pelo título da mensagem, que é o apelo de Jesus aos seus discípulos, que queriam afastar as crianças, por pensarem que elas incomodariam o Mestre, que tinha o que dizer a adultos, não a crianças, que não poderiam compreendê-lo.

Explica, então, que esse apelo de Jesus não era dirigido somente às crianças, embora ele “lhe conquistaria o coração das mulheres, que são todas mães.” Dirigia-se também “às almas que gravitam nos círculos inferiores, onde a desgraça desconhece a esperança. Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravos, os viciosos.”

“Os sãos não precisam de médico e sim, os doentes; não vim chamar os justos e sim, os pecadores.” (Marcos, 2:17) “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.” ( Mateus. 11:28 )

Naquele apelo, queria Jesus que os homens aceitassem seus ensinos, se entregassem a ele, com a confiança das crianças, e essa idéia transparece em muitas de suas frases, registradas nos Evangelhos.

Assim, na sua maneira de ensinar, aproveitando as situações naturais, falando pouco, com muito significado, Jesus “ submetia as almas à sua terna e misteriosa autoridade”, que vinha da sua pureza de espírito, conquistada através dos tempos em outro mundos materiais, visto que ele já era puro, quando a Terra ainda não existia.

“Ele foi a flama que espantou as trevas, o clarim matinal que tocou a alvorada. Foi o iniciador do Espiritismo, que deve, por sua vez, chamar a si, não as crianças, mas os homens de boa vontade. A ação viril está iniciada: não se trata mais de crer, instintivamente, e obedecer de maneira mecânica; é necessário que o homem siga a lei inteligente, que lhe revela a sua universalidade.”

O espiritismo, conclamando à fé raciocinada, “ ... a que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”, satisfaz, plenamente, as exigências da inteligência do homem atual, que quer crer apenas naquilo que compreende, desde que não tenha uma postura preconceituosa, de “oposição sistemática e interessada”, conforme escreveu Kardec, neste livro que estamos estudando, no capítulo XIX, item 7.

“Meus bem-amados, eis chegados os tempos em que os erros explicados se transformarão em verdades. Nós vos ensinaremos o verdadeiro sentido das parábolas. Nós vos mostraremos a correlação poderosa, que liga o que foi ao que é.”

Realmente, os Espíritos desencarnados, que trouxeram a revelação espírita, codificada por Allan Kardec, continuam, sob a égide de Jesus, ensinando-nos sempre mais, na medida do aprofundamento do nosso entendimento intelectual e moral.

E quanto mais estudamos a Boa Nova, trazendo seus ensinos para nosso cotidiano, mais cresce, em nós, a gratidão e o amor ao Mestre Jesus, a Allan Kardec e a todos os Espíritos que trabalham em benefício desta humanidade rebelde à lei do AMOR.

Assim, João, o evangelista, o apóstolo que, talvez, mais tenha vivenciado o Amor ao próximo, talvez ( uma vez mais ) assim nos pareça, por ter tido uma existência muito mais longa do que os demais, termina essa mensagem: “Eu vos digo, em verdade: a manifestação espírita se eleva no horizonte, e ei aqui seu enviado, que vai resplandecer como o sol sobre o cume dos montes.”

O “seu enviado” pela manifestação espírita é o Espiritismo, que, realmente, resplandece na mente e no coração de quem o conhece, iluminando sua jornada evolutiva, com seus esclarecimentos sobre os ensinos de Jesus, tornando-os, cada vez mais atualizados, mais necessários e, conseqüentemente, mais possíveis de serem vividos pelos homens na Terra.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Setembro / 2007
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - " O Evangelho Segundo o Espiritismo "

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett