Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Bem-aventurados os pobres de espírito   |  Capitulo VII   |  01/01/2007
MISTÉRIOS OCULTOS E SÁBIOS PRUDENTES
" Naquele tempo, respondendo, disse Jesus: Graças te dou a ti, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos simples e pequeninos." (Mateus, XI: 25 )

Jesus, fazendo esse agradecimento a Deus por haver revelado aos simples e pequeninos, e não aos sábios e prudentes, as Verdades das Suas leis, reconhecia a sabedoria divina que o mandara àqueles que tinham as condições necessárias ao aprendizado, àqueles que, pela simplicidade do seu próprio viver, com as dificuldades do dia-a-dia, estavam mais amadurecidos para perceberem os valores espirituais que os levariam à felicidade e à paz.

A palavra sábio, segundo Allan Kardec, era, na antiguidade, sinônimo de sabichão, ou seja , aquele que é orgulhoso do que pensa saber, julgando-se superior aos outros.

Os simples e pequeninos referidos por Jesus, são os que se reconhecem ignorantes, porque sabem que têm muito ainda que aprender; estão, portanto, sempre abertos a novos aprendizados, sabendo ouvir com atenção as idéias dos outros, por que sabem que sempre alguém pode ensinar-lhe algo que desconhecem.

Os que se orgulham do que sabem, geralmente, voltam-se para os valores e prazeres da Terra, fechando-se ao que consideram, sem conhecer, superstições próprias dos ignorantes, tais como os fatos espirituais, que sempre existiram, revelando a continuidade da vida além túmulo.

Vivem, então, envolvidos com as coisas materiais, seus valores e prazeres, sem ter curiosidade e tempo para tentar conhecer fatos, que existindo desde sempre, demonstram, só com essa persistência, existência real e sua importância para a felicidade e paz do ser humano.

Por isso, Kardec compara as reações contrárias de muitos às verdades reveladas pelo espiritismo, com as reações dos orgulhosos e poderosos com as verdades trazidas por Jesus.

Os orgulhosos de hoje, como os do passado, pensam que Deus deveria mostrar- Se a eles, provando sua existência, e a existência da alma imortal.

No entanto, encerram-se no seu orgulho, fecham os olhos, tapam os ouvidos, fecham-se ao contato com a espiritualidade, buscando somente a realidade material, que lhes fala aos sentidos materiais, esquecidos de que são muito mais que um simples corpo fadado ao desaparecimento; que há dentro deles algo muito maior, uma sensibilidade diferente, espiritual, que luta para ser percebida, a fim de que possa agir, mas que é sufocada, por ser considerada uma fraqueza e não uma força que leva o homem a transcender-se.

Quanto perde o homem com seu tolo orgulho, que o torna um prisioneiro de sua materialidade, impedindo a si mesmo, o gozo de prazeres espirituais, que não é capaz de vislumbrar, porque se julga o bastante para si próprio, com o que tem e com o que pensa ser.

Assim, são os simples e os humildes, que se abrem para Deus e se colocam na posição de filhos amados, imperfeitos sim, mas esforçando-se para permanecer no caminho traçado por Jesus a toda a humanidade!

Ainda hoje, são os que se abrem a novos aprendizados, sem preconceitos, que buscam respostas às suas indagações sobre o que são, o que fazem neste viver, de onde vieram, para onde vão e como viver melhor, em paz consigo e com o próximo, que se apresentam mais aptos para esses conhecimentos, estudando-os, analisando-os, para aceitá-los.

" O poder de Deus se revela nas pequenas como nas grandes coisas. Ele não põe a luz sob o alqueire, mas o derrama por toda a parte; cegos são os que não a vêem. - Deus não quer abrir lhes os olhos à força, pois que eles gostam de os ter fechados. Chegará a sua vez, mas antes é necessário que sintam as angústias das trevas, e reconheçam Deus, e não o acaso, na mão que lhes fere o orgulho." ( * )

São palavras duras, escritas por Kardec, mas que refletem a verdade do processo evolutivo do Espírito imortal. Tendo de fazer seu desenvolvimento espiritual, segundo sua vontade, sujeito a leis sábias e justas, o Espírito será perfeito e feliz, quando e como quiser, semeando e colhendo, exatamente, segundo o uso que fizer do seu livre- arbítrio.

Assim, não estando ninguém fora desse determinismo divino, quanto antes reconhecer-se a existência dessas leis naturais espirituais, e empenhar-se em viver de acordo com elas, todo esse processo se realizará com menos sofrimentos e menos tempo.

A justiça e a misericórdia de Deus não abandonam ninguém, dando-lhes sempre a oportunidade de reconhecimento de Suas leis, através das infinitas experiências reencarnatórias, da lei de causa e efeito, que dá a cada um segundo suas obras, porque o reino dos céus é para os que aprenderam amar a Deus e ao próximo, incondicionalmente. E o orgulhoso só consegue amar a si mesmo... 

* Alqueire : " recipiente quadrado, geralmente, de madeira e com duas asas, utilizados para medir um alqueire de cereais." Dicionário Houais

Leda de Almeida Rezende Ebner
Janeiro / 2007
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett