Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instruções dos Espíritos: Advento do Espírito de Verdade   |  Capitulo VI   |  01/09/2006
ESPÍRITO DE VERDADE HAVRE 1861
Vamos estudar a última mensagem do Espírito de Verdade, das incluídas neste livro, que nos fala de duas grandes virtudes: devotamento e abnegação.

Devotamento é a ação de dedicar, tributar algo a alguém ou a alguma coisa." É dedicação, qualidade ou condição de quem se dedica a alguém ou algo, entrega, sacrifício; manifestação de amor, apreço, consideração" ( dicionário Houais ).

Abnegação: " ação caracterizada pelo desprendimento e altruísmo, em que a superação das tendências egoísticas da personalidade é conquistada em benefício de uma pessoa, causa, ou princípio; sacrifício voluntário dos próprios desejos, da própria vontade ou das tendências humanas naturais em nome de qualquer imperativo ético." (Idem)

O Espírito de Verdade assim inicia: " Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que o suplicam. Seu poder cobre a Terra, e por toda a parte, ao lado de cada lágrima, põe o bálsamo que consola ", confirmando o valor da oração, nos momentos difíceis.

Mas esclarece: " O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram profundo ensinamento: a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender estas verdades, em vez de reclamarem contra as dores, os sofrimentos morais, que são aqui na Terra o vosso quinhão. Tomai , pois, por divisa, essas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõem. "

O devotamento e a abnegação, de fato, são essenciais nas ações de trabalho, nas atividades até as mais corriqueiras. São até consagrados pelo povo, na expressão "vestir a camisa", quando alguém se entrega a determinada tarefa, com dedicação, devotando-se a ela.

Nos deveres morais, que o relacionamento inter-pessoal impõe, os que são cumpridos com devotamento e abnegação, ainda que sejam apenas direcionados a pessoas, as quais se amam, ainda assim, atestam a ação dos sentimentos da caridade e da humildade, visto que há aí a renúncia à satisfação de prazeres próprios para satisfazer as necessidades de outro/s.

Nesse caso, o exercício dessas ações, que exigem continuidade e perseverança, irá desenvolver outras qualificações nobres , em quem as pratica, que terminarão por levá-la a agir da mesma forma com qualquer pessoa, em qualquer situação, ou seja , ela se exercita para amar ao próximo como a si mesma, colocando a satisfação das necessidades do outro acima da sua.

Evidentemente que esse devotamento e essa abnegação devem ser realizadas, por dever ou por amor, mesmo que haja qualquer interesse material e pessoal, como no caso de relação no trabalho profissional, no qual existem os interesses do emprego e do salário, o que não impedem que esse trabalho seja feito com devotamento e abnegação.

Em qualquer caso, porém, existe, para quem assim age, o exercício da renúncia, da paciência, da tolerância, da humildade, da caridade, que levam ao devotamento e à abnegação, em benefício de quem recebe. 

Parece-me que esta mensagem mostra que, mesmo nas aflições mais difíceis, ninguém deve acomodar-se às lamentações e queixas, continuando, enquanto tentam resolvê-las, no cumprimento dos deveres para consigo, para com o próximo e para com Deus. 

É muito comum ver-se pessoas, que se dedicam à atividades voluntárias, em instituições religiosas e/ou beneficentes, quando se vêem com problemas físicos ou morais, afastarem-se das atividades, alegando não se sentir em condições para ...

Esquecem-se de que quanto mais se devotarem no bem, pelo bem e para o bem, no cumprimento dos deveres, mais depressa reagirão e mais facilmente encontrarão as soluções corretas, além de oferecerem aos Benfeitores Espirituais, melhores condições de ajuda, pois, a abnegação e o devotamento se constituem em uma prece contínua, ou seja a pessoa está ligada à planos espirituais mais elevados, no exercício dessas virtudes.

" Tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados ", escreveu Paulo ( Hebreus:12:12) . Comentando, Emmanuel, no livro Fonte Viva, lição 52, aconselha, no final: " Movimenta as mãos cansadas para o trabalho e ergue os joelhos desconjuntados, na certeza de que para a obtenção da melhor parte da vida é preciso servir e marchar, incessantemente."

Só assim, poderemos sentir o que nos diz o Espírito de Verdade: " O sentimento do dever cumprido vos dará a tranqüilidade de espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se acalma, e o corpo já não sente desfalecimento, porque o corpo sofre tanto mais, quanto mais profundamente abalado estiver o Espírito."

Leda de Almeida Rezende Ebner
Setembro / 2006
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett