Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  O Cristo Consolador   |  Capitulo VI   |  01/05/2006
CONSOLADOR PROMETIDO
" Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. - Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." 
( João, XIV: 15 a 17 e 26 ).

Nessas palavras de Jesus, parece-me bem clara a idéia de que Jesus se dirigia a toda a humanidade e para todos os tempos, demonstrando como conhecia o futuro e suas necessidades. 

Sabia que somente o amor a ele, impulsionaria seus discípulos a prosseguirem na divulgação de seus ensinos, através da palavra e do exemplo, por isso, diz "Se me amais, guardai os meus mandamentos", na mente, no coração e nas ações. E eles o fizeram, com tanto amor que seus ensinos não se perderam, chegando até nós, sendo hoje percebidos com mais clareza, para permanecerem para sempre conosco.

No item 4, desse capítulo, Kardec apresenta o espiritismo como sendo esse consolador, prometido por Jesus, consoante às revelações dos Espíritos, com argumentos comprobatórios.

Jesus promete um outro consolador , que é o Espírito de Verdade, que viria mais tarde, quando a humanidade estivesse mais desenvolvida, mais amadurecida para conhecê-lo. Esse outro, ensinaria todas as coisas e faria os homens lembrarem-se de tudo que ele ensinara.

Se esse outro consolador viria para ensinar todas as coisas, é porque Jesus não pudera ensinar tudo ou falar com mais clareza. E se faria os homens lembrarem-se de tudo que ele havia dito, só pode significar que muitos dos seus ensinos seriam esquecidos, ou mal compreendidos, ou adulterados.

O espiritismo, vindo, na segunda metade do século XIX, quando a Ciência estabelecera o uso da razão na aceitação das verdades possíveis, após uma explosão da mediunidade, trazendo revelações que poderiam ser comprovadas por métodos científicos, aceitas pelo raciocínio e pela lógica dos fatos, é esse consolador prometido.

O Espírito de Verdade preside todo esse acontecimento, conforme a promessa de Jesus.

Surgiram, assim, a ciência espírita que investiga e torna visível e clara a existência do mundo espiritual e seus habitantes e a filosofia espírita, explicando quem somos , de onde viemos, o que aqui fazemos e para onde vamos, desaguando suas descobertas na Moral Cristã, levando o homem a um sentimento religioso de amor a Deus e ao próximo.

Então, todos os ensinos de Jesus, podendo ser comprovados de forma racional, tornam-se claros, demonstrando se constituírem no ideal a ser atingido pela humanidade, conforme asseverou Jesus : " " Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por mim", ou seja pela vivência dos seus ensinos e não pelo rótulo religioso ou filosófico.

O espiritismo demonstra como e porquê devemos transformarmo-nos em melhores pessoas, através dessa vivência , sintetizada no amor a Deus acima de todas a coisas e ao próximo como a si mesmo.

Ensinos esses, não mais aceitos pela fé cega, mas pela razão e sensibilidade, pela lógica e pelo sentimento, para que o homem possa realizar seu desenvolvimento espiritual.

Por isso, Kardec escreve: " O espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque ele fala sem figuras e alegorias. Levanta o véu, propositadamente, lançado sobre certos mistérios e vem, por fim, trazer uma suprema consolação aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, ao dar uma causa justa e um objetivo útil a todas as dores."

O espiritismo vem explicar porquê e como " Bem-aventurados os aflitos porque serão consolados", demonstrando que a causa das aflições está nas infringências das leis divinas feitas pelos homens, levando-os a consolarem-se com a justiça de Deus, que lhes dá as oportunidades de, com as conseqüências das faltas, repararem as mesmas e corrigirem as imperfeições internas que deram origem a elas, levando esses homens a verem nessas dificuldades, oportunidades de quitação com a lei e de crescimento espiritual, que os levará ao determinismo divino, que é ser perfeito e feliz. 

" O espiritismo lhe dá uma fé inabalável no futuro, e a dúvida pungente não tem mais lugar na sua alma. Fazendo-o ver as coisas do alto, a importância das vicissitudes terrenas se perde no vasto e esplêndido horizonte que ele abarca e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem para ir até o fim do caminho."

Alguém, que estiver lendo, pode, neste momento, indagar: - Mas como manter essa perspectiva de perfeição e felicidade, sempre, se esse determinismo divino está tão distante de nós, habitantes da Terra?

A perfeição possível ao espírito imortal, realmente, está muito distante de nós. Por isso mesmo, precisamos tê-la como finalidade a ser alcançada através das reencarnações, pelo nosso esforço de desenvolver nosso potencial moral através dos ensinos de Jesus, mais esclarecidos hoje pelos princípios espíritas.

Mas a felicidade do dever cumprido, do perceber-se um pouco mais agradável e atencioso aos outros; do pegar-se em flagrante quando as emoções e os sentimentos negativos estão ainda dentro do ser, e corrigi-los antes de serem transformados ações negativas; do sentir pena do criminoso e pedir a Deus que o proteja, ao invés de pensar : - "Pena de morte para ele" ou " Deve sofrer muito para pagar"; do não mais sentir-se preso aos bens terrenos, procurando auxiliar quem precisa, às vezes até privando-se da compra de algo para si; do esforço das pequeninas renúncias dentro do lar em favor do próximo ou da tranqüilidade do ambiente familiar; do sentir-se contente e feliz, ao levantar da cama, pela manhã, com vontade de abraçar todo mundo... tantas outras inúmeras situações de alegria e prazer, que podemos sentir, em nosso viver, mostram que já podemos gozar de felicidade, aqui mesmo na Terra, e faz-nos pensar que quanto mais nos esforçarmos para desenvolver o amor dentro de nós, de mais felicidade gozaremos.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Maio / 2006
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett