Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Capítulo II - Elementos Gerais do Universo     |  01/10/2007
III - PROPRIEDADES DA MATÉRIA QUESTÕES 29 À 34A (PARTE VII)
6 - “Houve uma unidade material para a formação da várias expressões orgânicas existentes na Terra?”.

Assim como o químico humano encontra no hidrogênio a fórmula mais simples para estabelecer a rota se suas comparações substanciais, os espíritos que cooperaram com o Cristo, nos primórdios da organização planetária, encontraram, no protoplasma, o ponto de início para a atividade realizadora, tomando – o como base essencial de todas as células vivas do organismo terrestre.

7 – “Existe uma lei de progresso para a individuação química?”.

- “Na conceituação dos valores espirituais, a lei é de evolução para todos os seres e coisas do Universo. As individuações químicas possuem igualmente a sua rota para obtenção das primeiras expressões anímicas, sendo justo observarmos que, no círculo industrial, a individuação é trabalhada pelos processos mais grosseiros, até que possa ser aproveitada pelo agente invisível na química biológica, onde entra em novo ciclo vital, na ascensão para o seu destino”.

8 – “Qual a diferença observada pelos Espíritos entre a química biológica e a industrial?”.

-“Na primeira preponderam os ascendentes espirituais, em todas as organizações; ao passo que na segunda todos os fatores podem ser de atuação propriamente material.
Nisso reside a grande diferença. É que, na intimidade da célula orgânica, o fenômeno da vida submete-se a um agente divino, em sua natureza profunda, e, nos compostos industriais, as combinações químicas podem obedecer a um agente humano”.

9 – “A radioatividade opera a destruição ou a evolução da matéria?”.

- “Através da radioatividade, verifica – se a evolução da matéria. É esse contínuo desgaste que se observam os processos de transformação das individuações químicas, convertidas em energia, movimento, eletricidade, luz, na ascensão para novas modalidades evolutivas, em obediência às leis que regem o Universo”.

10 – “Onde a fonte de energia para a matéria, de vez que a radioatividade opera incessantemente, trabalhando as suas forças?”.

-“O Sol é essa fonte vital para todos os núcleos da vida planetária. Todos os seres, como todos os centros em que se processam as forças embrionárias da vida, recebem a renovação constante de suas energias através da chuva incessantes dos átomos, que a sede do sistema envia à sua família de mundos equilibrados na sua atração, dentro do Infinito”.

11 – “Como deveremos compreender a assertiva dos químicos: “nada se cria, nada se perde”?”.

- “Em verdade, o espírito humano não cria a vida, atributo de Deus, fonte da criação infinita e incessante; contudo, se o homem não pode criar o fluido da vida, nada se perde da obra de Deus em torno dele, porque todas as substâncias se transformam na evolução para mais alto”.

12 – “Em face da exatidão com que se efetuam as combinações naturais da química orgânica, como entender as diversas expressões da natureza em seus primórdios?”.

- “As expressões diversas da Natureza terrestre, em suas primitivas agregações moleculares, obedeceram ao pensamento divino dos prepostos de Jesus, quando nas manifestações iniciais da vida sobre a crosta do orbe.
Remontando a essas origens profundas, podeis observar, então, o esforço dos Espíritos sábios do plano indivisível, na manipulação dos valores da química biológica nos primórdios da vida planetária, estabelecendo a caracterização definitiva dos processos da Natureza na fixação das espécies, prevendo todo mecanismo da evolução no futuro, e entregando o seu trabalho às leis da seleção natural que, sob a égide de Jesus, prosseguiriam no aperfeiçoamento da obra terrestre através do tempo”.

13 – “As forças espirituais organizaram igualmente a atmosfera do mundo?”.

- “Isso é indubitável. A inteligência com que foram dispostos os elementos do cenário, para o desenvolvimento da vida no planeta, vo – lo comprova.
A algumas dezenas de quilômetros foram colocados os revestimentos de ozônio, destinados a filtrar os raios solares, dosando – lhes a natureza para a proteção da vida.
Da atmosfera recebeis a maior porcentagem de nutrição para o entretenimento das células.
E como o nosso escopo não é o de citações eruditas, nem os de redizer os preceitos científicos do mundo, lembremos que um homem, na manutenção da sua vida orgânica, necessita de regular quantidade de oxigênio, quinze gramas de azoto (alimentar) e quinhentos gramas de carbono (alimentar). O oxigênio é uma dádiva de Deus para todas as criaturas; quando o azoto e ao carbono, é pela sua obtenção que o homem luta afanosamente na Terra, recordando – nos a exortação dos textos sagrados ao espírito que faliu – “comerás o pão com o suor do teu rosto”.
O problema básico da nutrição, nessa conta de química, é uma reafirmação da generosidade paterna do Criador e do estado expiratório em que se encontram as almas reencarnadas neste mundo”.

Entender – se, portanto, dentro de tanta minúcia, cada uma, racionalmente planejada, a vida como eterno presente a convidar que a valorizemos como oportunidade para edificações no campo do Espírito, conquistas estas inacessíveis às transformações da matéria em face do Infinito.

Leda Marques Bighetti
Outubro / 2007
 
Bibliografia:
1 – MÉRITO – Enciclopédia Brasileira – Editora Mérito S.A. São Paulo, SP; 1960. Volume 13, pág. 367. 
 2 – XAVIER – FC – “O Consolador” – FEB – Rio de Janeiro, RJ. 14ª edição, 1988. “Primeira Parte” – questões de 4 a 13, pág. 24 a 29.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett