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O Livro dos Espíritos  |  Capítulo II - Elementos Gerais do Universo     |  01/12/2005
II - ESPÍRITO E MATÉRIA QUESTÕES 21 A 28 (PARTE I)
21) A matéria existe desde toda eternidade, como Deus, ou foi criada por ele num certo momento?

— Só Deus o sabe.Há, entretanto, uma coisa que a vossa razão vos deve indicar: é que Deus, modelo de amor e caridade, jamais esteve inativo. Qualquer que seja a distância a que possais imaginar o início da sua ação, podereis compreendê-lo um segundo na ociosidade ?
          
 A questão acima principalmente atém-se a proposta bíblica que afirma ter Deus criado o mundo do nada. A concepção espírita não admite a existência do nada. O universo é plenitude, afirmação confirmada pela Ciência do Cosmos. As regiões siderais apresentam-se como campos de força, carregadas de energias as quais nada é imóvel.

           Apesar do grande avanço científico não dispomos de recursos para investigar, discorrer sobre origens. O Espiritismo sustenta a possibilidade de conhecê-la na proporção em que, as potencialidades espirituais forem desenvolvidas, isto é, na proporção em que o homem como Espírito evolui, por decorrência penetra no agora inexplicável.

           Assim, não mais a alegoria bíblica da criação, nem o materialismo, que nega atido apenas ao acaso.

           O Espiritismo, no bom senso que o caracteriza, acena com possibilidades. Parte do princípio de que o mundo deve ter uma origem, aceitando a idéia de que foi criado por Deus, fonte inicial, inteligência cósmica.
           Se repararmos o Universo, vê-lo-emos organizado inteligentemente, em todas as direções para onde se volte o olhar ou a razão. Ela inclusive não aceita, que esses efeitos sejam resultado do acaso ou de forças cegas uma vez que evidencía , ordem, seqüência, objetivo na estrutura universal. O pensamento espírita, atendo-se a essas demonstrações, ensina "(...) que todo efeito inteligente há de por força derivar de uma causa inteligente" ¹

           Remonta, portanto, à fonte inicial, Deus, que existindo num meio que não se pode exprimir por palavras, emite seu pensamento criador "(...) que aglutina e estrutura a matéria" ². Forma-se aí a trindade das substâncias "(...) regidas por uma possível Inteligência, constituindo-se assim: Deus, Espírito e Matéria"².

           Não dispomos, por enquanto, de elementos para definir, conhecer detalhes estruturais. Podemos, porém através da inteligência pesquisar, indagar. A Geologia, por exemplo, mostra a Terra como resultado de um longo processo de formação, nas quais, formas grotescas, foram se aprimorando ao longo do tempo, na sucessão de fases que evidenciam aprimoramento. "(...) Temos assim o Universo, com a multiplicidade de seus mundos rolantes no espaço sideral, de seus sóis e suas galáxias, como um fluxo permanente de forças em transformação incessante, objetivando a formação dos seres e a elevação destes a condições divinas¹

"(...) A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao que está hoje e atingirá, sob esse duplo aspecto, um grau mais avançado. Ela atingiu um dos seus períodos de transformação, em que,de mundo expiatório, tornar-se-á mundo regenerador; então, os homens serão felizes, porque a lei de Deus nela reinará" ³.

Leda Marques Bighetti
Dezembro / 2005
 
Bibliografia:
1- KARDEC, Allan " O Livro dos Médiuns" FEB- Rio de Janeiro - RJ- 48° ed 1983- cap III - 65 - pág 80. 
2- PIRES, J.H " Agonia das Regiões" Editora Paidéia Ltda 2° ed- 1989- cap 5 - pág 41 e segtes. 
3- KARDEC, Allan " O Evangelho Segundo o Espiritismo" Instituto de Difusão Espírita - Araras -SP 34°ed-1984 cap III 19 pág 57.
 
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