Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Capítulo II - Elementos Gerais do Universo     |  01/08/2005
I- CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS (PARTE I)
17 — "(...) Pode o homem conhecer o princípio das coisas?".

           — "Não. Deus não permite que tudo seja revelado ao homem, aqui na Terra".

           Conhecer princípio significaria ter noção, saber identificar o momento exato em que algo tem origem, começa, inicia.

           No capítulo anterior, estudamos Deus ressaltando-se do que só podemos percebê-lo pelos efeitos. Ali como aqui a resposta é um não taxativo refletindo que o perispírito, embora invisível, é matéria ainda muito grosseira para certas percepções. Esse envoltório se espiritualiza à medida que a alma se eleva em moralidade. As imperfeições são como véus que obscurecem, dificultam, impedem ver claramente. Cada detalhe inferior, porém, que se desfaz, é como que um véu a menos, de modo que só depois de ter se aperfeiçoado totalmente é que disporá das faculdades em plenitude que lhe permitirão entender.

           Reparamos, entretanto, que Allan Kardec não perguntou se o Espírito pode conhecer, e sim, se o homem, encarnado hoje em estágio evolutivo, ainda insipiente pode fazê-lo.

           A resposta continua sendo não e diz respeito a todos que estão encarnados ou desencarnados na atmosfera da Terra, pois trazem estes as percepções limitadas pelas pessoais imperfeições, pelas condições do planeta, próprias a abrigar esses Espíritos que ainda mantêm estreita vinculação com uma retaguarda de sombras, na qual ao invés de escolher no Bem, ainda permanecem ou desenvolvem o orgulho e o egoísmo.

           " (...) A viagem evolutiva recorda-nos uma estrada quilometrada com diversas vias secundárias que aumentam a distância em relação ao destino. Assinalada por vários sítios de descanso e espairecimento para a contemplação da paisagem pode ser percorrida sem parada ou através de estágios... A meta será fatalmente alcançada, embora a cada viajante, seja facultado fazê-lo com maior ou menor rapidez. Em cada fase do percurso é permitida a renovação de forças ou aumento de tensão emocional, que o interesse individual elege como de preferência. Os Espíritos, portanto, avançam, conforme as motivações que os estimulam. Como são inúmeras estes, variadíssimo são os meios de que se utilizam para o crescimento, demorando - se, incontáveis, prazerosamente, nas faixas mais grosseiras do processo de desenvolvimento. Não cessam os socorros que lhes chegam, graças aos Missionários do progresso, que os visitam e estimulam, ensinando-lhes a valorizar os tesouros da vida que podem multiplicar a".benefício próprio.¹1

           A opção, portanto, pelos atalhos retardam a evolução intelecto moral, impedindo, cerceando, limitando um entender mais amplo.

           Recorde-se que para alçar-se à categoria de Puro Espírito, há longa jornada na qual deve adiantar-se em paralelo, o conhecimento e a moralidade. "(...) Se ele não progrediu senão num sentido, é necessário que o faça no outro, para chegar ao alto da escala" ².

           O caminho evolutivo não se realiza desse modo simultaneamente em todos os sentidos; "(...) num período, ele pode avançar em ciência, num outro em moralidade".²

           O campo intelectual, por levar à compreensão do bem é do mal, desenvolver o livre-arbítrio, deve conduzir ao progresso moral que não acontece de imediato, mas sim, passo a passo. " Até que tenham desenvolvido o senso moral eles podem servir-se da inteligência para fazer o mal. A moral e a inteligência são duas forças que não se equilibram senão com o tempo".²

           Explica-se aí o fato de que, apresentando-se o Homem intelectualmente desenvolvido, ainda se compraz nas opções inferiores, lesa outros, caminha em meio a disparidades sociais chocantes. Se moralmente mais adiantado, os extremos entre falta e supérfluo, estariam diluídos em equilíbrio ético.

           No atual estágio, atendo-se aos desvios da rota, embora científica e tecnologicamente desenvolvido, o próprio homem se circunscreve em limites. Se lhe fosse dado tudo conhecer, por não ter como conquista os valores morais, usaria o saber, não para colocá-la a bem do outro, mas para usurpar, dominar, fazer sofrer, enfim.
           Conclui-se que, à medida que se renova, que se educa no bem, o próprio homem se abre em percepções mais e mais abrangentes circunscritas, entretanto, ao mundo em que está encarnado.

           Quando, por seus próprios esforços atingir o estágio máximo de conhecimento e moralidade, terá "(...) superioridade intelectual e moral absoluta, em relação aos Espíritos das outras ordens ²". 

           Nesse momento, sua noção, seu conhecer em relação a tudo será totalmente diferente da ideia limitada e cerceadora dos tempos que já ficaram no passado.
 
Bibliografia:
1- FRANCO, DP- pelo Espírito Manoel P. de Miranda - " Loucura e Obsessão" - FEB - Rio de Janeiro - RJ - 1°ed - 1990 - cap 10 - pág 119. 
2- KARDEC, Allan - " O Livro dos Espíritos" - LAKE - São Paulo - SP - 38°ed - 1978. q. 192 - pág 130 q. 365 - pág 186 q. 780 - 780 a 780 b - pág 317 e q. 112 - pág 100
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett