Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Pedi e Obtereis   |  Capítulo XXVII   |  12/10/2019
PRECES INTELIGÍVEIS

221- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVII:  PEDI E OBTEREIS

ITENS 16 e 17:   PRECES INTELIGÍVEIS

 

Se eu, pois, não entender o que significam as palavras, serei um estrangeiro para aquele a quem falo; e o que fala, se-lo-á para mim do mesmo modo. Porque se eu orar numa língua estrangeira, verdade é que o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Mas se louvares apenas com espírito, como dirá Amém sobre a tua benção, o ignorante, depois da tua ação de graças, visto não entender ele o que tu dizes? Verdade é que tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.” (Paulo, I Coríntios, XIV:11,14,16 E 17)

Como já temos visto, o espiritismo esclarece que a prece só tem valor quando o pensamento, refletindo sentimentos nobres, é impulsionado através do fluido cósmico universal, formando um caminho de luz até a quem a prece é dirigida.

Para isso, é necessário que esse pensamento expresse ideias claras, inteligíveis para quem as diz. Ora, como pode uma prece recitada em língua não conhecida, expressar o que a pessoa sente e pensa, ou o que acompanha essa prece, sem entendê-la?

Assim também, quando o cristão ora, na sua língua, a prece do Pai Nosso, por exemplo, se ele apenas a recitar com os lábios, sem perceber, no momento da oração, as ideias colocadas por Jesus, essa prece não sai de si mesmo, porque não tem a força fluídica do pensamento para elevar-se, para transcender-se.

A eficácia da prece não está nunca nas palavras, mas nas ideias representadas pelas palavras, vindas dos sentimentos de confiança no amor, na sabedoria, na misericórdia de Deus, que deu esse recurso sublime de ligação entre Ele, Seus mensageiros do Bem e todos os seus filhos.

Um apelo sincero e confiante: “Inspirai-me, Senhor, neste instante em que me sinto indeciso, sem saber o que e como decidir”, vale muito mais do que qualquer oração decorada ou dita com palavras bonitas, mas sem significado, ininteligíveis, portanto, sem “tocar o coração” de quem a diz.

Considerando a prece uma conversa com alguém superior, que necessidade tem de repeti-la vezes seguidas? Deus “Inteligência suprema e causa primária de todas as coisas” precisa dessa repetição?  Quem a diz muitas vezes em seguida, o faz, realmente com fervor, ao repetir sempre as mesmas palavras?

Penso que, nessas repetições, valoriza-se mais as palavras em si mesmas, do que as ideias e os sentimentos que elas representam.

Deus não precisa das nossas preces, nós é que precisamos delas para nos dirigirmos a Ele e Seus mensageiros, para demonstrarmos nosso amor a Ele e a nossa confiança n’Ele; para pedirmos o que nos falta, ou algo de que necessitamos no momento, e que não encontramos dentro de nós; para agradecer as bênçãos de todos os dias, as agradáveis e as desagradáveis, as quais nos impulsionam a melhorarmo-nos; para pedirmos auxílio a outros que desejamos ajudar...

Em assim fazendo, exercitando a prece, continuamente, estamos nos mantendo ligados aos bons Espíritos, e exercitando a humildade, a caridade, e todas as virtudes que precisam crescer dentro de nós, a fim de nos tornarmos, um dia, Espíritos inteligentes e bons.

 Podemos ainda, na primeira frase do texto acima, transferir esses ensinamentos, para a comunicação entre as pessoas, nos relacionamentos cotidianos, na necessidade da clareza das frases, da objetividade na expressão das ideias, evitando-se desentendimentos capazes de gerar desavenças às vezes bem graves entre amigos e entre adversários.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Outubro/ 2019

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett