Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Pedi e Obtereis   |  Capítulo XXVII   |  12/09/2019
AÇÃO DA PRECE. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO 3

220- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVII:  PEDI E OBTEREIS

ITENS 13a15: AÇÃO DA PRECE. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO

 

  Ao atender ao pedido que lhe é dirigido, Deus tem, frequentemente, em vista recompensar a intenção, o devotamento e a fé daquele que ora.”

  Nesta frase, percebe-se que a prece para ser atendida deve ser proferida sob determinadas condições, na confiança em Deus, na humildade, nos bons sentimentos.

A prece de alguém que odeia, ou é orgulhoso, julgando-se merecedor de privilégios, ou que é dita apenas pelos lábios, sem que haja uma entrega do ser que ora, essa prece não forma o caminho fluídico pela qual deveria caminhar em direção aos planos mais elevados.

Geralmente, as pessoas que buscam viver o bem têm suas preces atendidas, sentindo, em cada oração, os benefícios dos fluidos espirituais, saudáveis, penetrando-lhes o ser, estimulando-as na continuação dos seus esforços de bem viver, na fé que as fortalece, na intenção do bem, no devotamento ao bem.

Isso não significa que a prece de alguém que percebe seus defeitos não será atendida, não podendo, então orar pelos outros. Se assim fora, a grande maioria de nós, habitantes da Terra, não poderia gozar dos imensos benefícios da oração.

Todo Espírito, encarnado e desencarnado, que se dispõe a orar por si ou por outros, desarmados, no momento, de sentimentos negativos, com humildade e fé, recebe dos Espíritos bons, o amparo espiritual suprindo suas deficiências, porque para Deus, o que importa é a intenção caridosa e humilde de quem se coloca sob seu amor.

Deus não ouve a prece do “orgulhoso, que só tem fé no seu poder e nos seus méritos, e julga poder substituir-se à vontade do Eterno.”

O poder da fé está no pensamento, fruto do sentimento do reconhecimento do poder de Alguém que tudo pode, de Alguém a quem se pode confiar, e independe das palavras, do lugar, da hora.

Mas, porque muitos têm mais facilidade de integrar-se na oração, nos templos religiosos, nas casas espíritas, em conjunto, do que quando estão sós?

Talvez seja pelos atavismos que o homem traz das suas experiências religiosas do seu longo passado, ou pela falta de fé em si mesmo.

Alguns companheiros espíritas já disseram, que no ato de oração, nos seus lares, precisavam se transportar, em pensamento, ao salão de Centro Espírita, para conseguirem orar com fervor.

Pode ser, e é uma situação provisória, que com os estudos das leis divinas, com o fortalecimento da fé raciocinada, pela compreensão de que a prece é o pensamento dirigido a Deus, e que chegará a Ele, pela força dos impulsos da confiança, da humildade, essa muleta será, então, abandonada.

Todavia, há lugares que favorecem mais o recolhimento espiritual de quem ora, pelas vibrações boas dos que ali vão, mas é importante saber usar o recurso da prece em qualquer lugar, para si ou para outros, sempre que vier a necessidade de pedir, agradecer ou louvar.

A prece em comum tem ação mais poderosa quando todos os que a fazem se associam de coração num mesmo pensamento e têm a mesma finalidade.”

Por isso, todas as reuniões espíritas são iniciadas com uma prece em que um a profere em voz alta, e os outros acompanham as palavras representantes das ideias, mentalmente, ligados todos num mesmo pensamento, com a mesma finalidade.

 Nesse caso, esse pensamento, fortalecido pelas vibrações de todos, forma um caminho fluídico, mais brilhante, mais forte, que, por certo, trará dos planos mais altos, fluidos mais puros, envolvendo a todos, penetrando no íntimo de todos e beneficiando maior número de desencarnado e encarnados, mesmo os ausentes do ambiente, mas presentes no pensamento dos que oram por eles, ou que de alguma forma estejam ligados às pessoas ou ao lugar.

Para isso, é necessário que todos tenham, no momento da prece, os mesmos sentimentos, os mesmos pensamentos, a mesma finalidade. Os que não acompanham as ideias, não se elevam com os demais.

E Allan Kardec encerra esse estudo: “Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto duas ou três, ligadas por uma aspiração comum, orarão como verdadeiros irmãos em Deus, e sua prece terá mais força do que a daquelas cem”, reforçando a ideia de que o valor da prece está sempre no sentimento bom, na confiança nas leis divinas, fazendo-nos lembrar das palavras de Jesus: “Porque onde se acham duas ou três pessoas em meu nome, aí estou no meio delas.” (Mateus, XVIII: 20)

Para bem orar, a sós ou em conjunto, o importante é a entrega de si próprio nas ideias proferidas e a quem elas são dirigidas.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Setembro/ 2019

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett