Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Muitos os chamados e poucos os escolhidos   |  Capítulo XVIII : ITEM 16   |  09/11/2015
RECONHECE-SE OS CRISTÃOS PELAS SUAS OBRAS

O autor, Simeão, comenta as palavras de Jesus: “Nem todos os que me dizem Senhor, Senhor, entrarão no Reino dos Céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos Céus.”

Ele evidencia o critério de Jesus no reconhecimento do que é ser cristão: “Uma arvore boa não pode dar maus frutos, nem uma arvore má dar bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e lançada ao fogo”, isto é, no fogo das consequências da sua improdutividade, da sua imperfeição.

Todavia, a árvore frondosa do cristianismo, que produz frutos de esperança, de fé, ainda não é compreendida por muitos que se põem sob sua fronde, não aproveitando seus frutos, por não perceber a qualidade do seu sabor e a riqueza das suas substâncias para a saúde, prazer e bem-estar da alma.  

Nem todos os que se dizem cristãos, em realidade o são, pois, muitos buscam amoldar seus frutos às suas conveniências materiais, usando-os para seus interesses pessoais, atitude própria de um ser imperfeito e rebelde, que não sabe usar todos os recursos da alma para ver, ouvir, sentir, apalpar, e cheirar a vida.

Desse modo, o cristianismo, para muitos, se tornou uma árvore improdutiva, ou produzindo maus frutos.

E Simeão conclama o cultivo dessa árvore, como Jesus a plantou, regando-a com seus ensinos, e dando-lhe o adubo dos seus exemplos, durante seu viver em um mundo material e imperfeito, mesmo percebendo e sabendo que muitos dos seus seguidores a deixariam sem cuidados, e a mutilariam.

“Deixai-a assim como o Cristo vo-la deu: não a mutileis. Sua sombra imensa quer estender-se por todo o universo: não lhe corteis a ramagem. Seus frutos generosos caem com abundância, para atender o viajor cansado, que deseja chegar ao seu destino.”

Por isso, esses frutos devem ser distribuídos a todos, na sua pureza cristã, sem deturpações, sem querer adequá-los às conveniências individuais e sociais.

O contrário deve ser feito, ou seja, cada um deve esforçar-se para adequar-se a eles, estudando-os, analisando-os sempre dentro do contexto geral da mensagem de Jesus, porque só assim seus frutos poderão ser apreciados e desejados por todos. E só assim, eles cumprirão sua função de tornar essa humanidade imperfeita, egoísta, materialista, orgulhosa, em uma humanidade fraterna, solidária, progressista no bem de todos, para todos.

“São muitos os chamados, e poucos os escolhidos”, disse Jesus, mas não precisa ser assim para sempre, visto que o Mestre também disse que nenhuma ovelha das que o Pai lhe confiara, se perderia, afirmando assim que toda a humanidade da Terra, constituída de encarnados e desencarnados, alcançará, um dia, a perfeição e a felicidade. “Sede perfeitos.”

Busquemos, nós, os espíritas, divulgar os ensinos de Jesus, à luz do espiritismo, o mais possível, usando os recursos disponíveis, sempre que houver a possibilidade, mas, principalmente, pelo exemplo do esforço de vivenciá-los no dia-a-dia, em quaisquer circunstâncias ou situações, com quaisquer pessoas.

Só assim, estaremos aproveitando os frutos bons dessa árvore sublime que veio para toda a humanidade, e cuja regra áurea é “fazer aos outros tudo o que se deseja para si”.

 

                                                           Leda de Almeida Rezende Ebner – Novembro/2015
 
Bibliografia:

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett