Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Livro Segundo: Mundo Espírita ou dos Espíritos     |  03/03/2015
PERISPÍRITO E MEMÓRIA

Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade (Segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec).

 

 

                                          LIVRO SEGUNDO

 

                          “MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS”

 

                         CAPÍTULO I – DOS ESPÍRITOS

 

 

   QUESTÕES DE 76 A 131

I – Origem e Natureza dos Espíritos – 76 A 83

II – Mundo Normal e Primitivo – 84 A 87

III – Forma e Ubiquidade dos Espíritos – 88 A 92ª

IV – Perispírito – 93 A 95

V – Diferentes ordens dos Espíritos – 96 A 99

VI – Escala Espírita – 100 A 113

VII – Progressão dos Espíritos – 114 A 127

VIII - Anjos e Demônios – 128 A 131

 

PERISPÍRITO - APANHADO GERAL - q. 93 a 95

 

PERISPÍRITO E MEMÓRIA

 

Todo estudo é embasado na Codificação. Em relação ao perispírito há dois pontos controversos nos quais, ao invés de optar por extremos de aceitar ou não, parece ser mais prudente refletir e tendo por base a Codificação, deixar a cada um o direito de reflexão.

 

Nesse sentido destacam-se duas questões:

- é o períspirito sede da memória?

- é o períspirito molde do corpo físico?

Quanto à primeira pergunta, autores como Gabriel Delanne, Léon Denis, Emmanuel, Joanna de Ângelis, Yvonne A. Pereira, em relação à períspirito e memória usarem substantivos designando o períspirito de sede, armazém, chapa fotográfica, arquivo, bem como os verbos registrar, gravar, acumular, arquivar, mostrando a preocupação deles em passar uma ideia aproximada de uma realidade para a qual não se dispõe de vocabulário específico.

Nesses autores percebe-se o pensamento de que o corpo espiritual, ainda que seja obscuro para os encarnados, guarda registros das vivências e nesse sentido, chamam-no de sede da memória. Essa posição é considerada por muitos como antidoutrinária, absurda, materialista, totalmente em desacordo com Allan Kardec.

Por limitações pessoais, da língua, do vocabulário, o termo “sede” significa “local onde se situa exclusivamente determinado fato”. Isso não quer dizer que o períspirito, por registrar lembranças e aquisições está afirmando que o Espírito não as possui.

Se analisarmos as obras dos autores citados concluiremos que nenhum deles se propõe a inverter a relação Espírito – períspirito valorizando mais o corpo perispiritual.

Um dos livros polemizado a esse respeito é o “Evolução Anímica” de Gabriel Delanne, justamente todo um estudo sobre a alma e o períspirito em que logo na Introdução o autor faz questão de alertar que seu objetivo é estudar o papel da alma durante a encarnação.

Em nenhum momento o autor citado ou qualquer outro dos mencionados se dispõem a privilegiar o períspirito em detrimento do Espírito.

Na realidade o períspirito não é sede da memória nesse sentido comumente entendido. Quem retém todo potencial é o Espírito. Por estar (o períspirito) intimamente ligado ao Espírito, é impressionado pelos pensamentos e guarda características boas ou más sem, entretanto, ter o “poder” de alterá-las, cabendo isso aos esforços do Espírito.

“O Livro dos Espíritos” (118) ensina que concluída uma prova o Espírito fica com a ciência que daí lhe veio e não a esquece.

Na 180 afirma que passando de um planeta para outro o Espírito conserva a inteligência que já possuía. Na 218ª, que os conhecimentos adquiridos em uma existência não mais se perdem; liberto da matéria, o Espírito os tem presente.

Na Segunda Parte de “O Livro dos Médiuns” capítulo 29, ensina que: “Memória está no Espírito. Perispírito é inerte. É no Espírito que tudo reside. É ele quem pensa, lembra, ama, sofre, se movimenta e age”.

No decorrer desse estudo, vimos os Espíritos formarem seu períspirito das camadas dos fluidos espirituais que envolvem o planeta que vão habitar. Ao mudar de mundo tomam, formam um perispírito adequado ao novo meio. Se ele fosse sede da memória, nessa passagem, o Espírito perderia todas as suas lembranças, tudo o que houvesse adquirido nos milênios de sua evolução.

Ainda, se o períspirito fosse sede da memória, conhecimentos, faculdades, sentimentos e tudo quanto constitui aquisições laboriosas para o Espírito não lhe pertenceriam, mas sim ao períspirito, organismo desagregável, mutável. Não pode, portanto, o perispírito ser sede da memória porque é um organismo temporário; é matéria e como tal se desagrega não guardando registros. A memória é do Espírito e não do períspirito. (OLM XIX – 223).

Aliás, o períspirito não só é mutável (quando passa para um mundo melhor) como também é comutável, isto é, tem a capacidade de mudar para menos quando o Espírito vem ou vai a um mundo ou plano inferior. Nesse caso precisa adensar, adequar o períspirito às novas condições. Se a sede estivesse no períspirito, perderia nessa passagem todo o adquirido que ficaria no períspirito “abandonado”.

Os créditos e débitos de cada um estão integrados no Espírito; quem evolui é o Espírito e em consequência dessa evolução, sua essência se modifica – daí o abandono dos fluidos de que é formado e que já não mais correspondem à sua essência.

 

Para aprofundamento, encontraremos bibliografia em “A Gênese” – cap. X e XIV: “Deus na natureza” – Camille Flammarion II; “Revista Espírita” ano 1866 pag. 67-71 a 77; 1861 – pag. 45 e 1868 pag. 166 – 1859 pag. 80; “Evolução em Dois Mundos” cap 1; “Mecanismos da Mediunidade” cap III, ambos de André Luiz e “O Livro dos Médiuns” itens 75-77 e 98. Também no livro Educação Mediúnica – Teoria e Prática - vol 1 - Ribeirão Preto: BELE, 2005 de Leda Marques Bighetti. Para enriquecimento do tema remetemos ainda a: Gabriel Delanne – Evolução Anímica, Hermínio C. Miranda – A Memória e o Tempo, além dos citados ou transcritos no texto.

 

 

            Leda Marques Bighetti – Março/2015

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett