Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Sede Perfeitos   |  Capitulo XVII   |  12/02/2015
SEDE PERFEITOS - ITEM 9: SUPERIORES E INFERIORES

165 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XVII: SEDE PERFEITOS – ITEM 9 : SUPERIORES E INFERIORES

 

O mesmo François-Nicolas-Madelaine, da mensagem anterior, assina esta que esclarece muito bem sobre os deveres dos que exercem autoridade sobre outros, bem como os deveres dos que estão sob a autoridade de alguém.

 

Considerando a lei da reencarnação, bem como a de causa e efeito, sabemos que toda posição de mando, de poder ou de subalternidade é sempre provisória, sendo experiências vividas por cada Espírito, em reencarnações diferentes ou em uma mesma.

 

Assim, o que na atualidade esteja em uma posição de superioridade, deve sempre lembrar-se que pode perdê-la, a qualquer momento, visto que na Terra, nada é definitivo. Diferentes funções sempre haverá, pelas necessidades sociais, mas também pelos diferentes interesses e capacidades preferenciais de cada um.

 

Deve também refletir que toda autoridade, assim como a fortuna, é um empréstimo, uma delegação, da qual terá que prestar contas um dia. E em assim sendo, precisa estar atento à maneira como a executa, pois, em tudo, o modo como se faz é mais importante do que o que se faz, em relação ao aproveitamento espiritual de cada um.

 

Todas as experiências que o viver na Terra proporciona, tem por finalidade, desenvolver o patrimônio espiritual que todos recebem de Deus, desde a sua criação. E é o modo como sente, pensa e faz que vai determinar esse desenvolvimento, em relação ao tempo, e também em relação à maneira como será feito, se com mais ou menos sofrimentos, com mais ou menos segurança, com mais ou menos erros, equívocos, omissões.

 

Por isso, toda posição de mando, de autoridade, é sempre uma missão ou prova, em benefício espiritual de quem a tem, mas nunca para satisfazer os seus caprichos, os seus prazeres.

 

Com a autoridade sobre outros, vem a responsabilidade de “um encarregado de almas que responderá pela boa ou má orientação que der aos seus subordinados, e as faltas que estes puderem cometer, os vícios a que forem arrastados em consequência dessa orientação ou dos maus exemplos recebidos, recairão sobre ele. Da mesma maneira, colherá os frutos de sua solicitude, por conduzi-los ao bem.  Desviá-la, pois, no seu sentido, é fracassar no seu cumprimento.”

 

Cabe ao que têm autoridade sobre outros ampará-los nas suas necessidades, impulsioná-los ao progresso, não os tornando escravos da sua vontade, nem dóceis instrumentos dos seus caprichos e da sua cupidez.

 

Os que detêm autoridade, se forem espíritas, têm uma grande responsabilidade nessa função, porque sabem que as diferenças sociais são apenas frutos de uma sociedade imperfeita, não existindo para Deus, a cujas leis todos devem submeter-se para serem perfeitos e felizes um dia.

 

Assim também deve agir o subordinado espírita, no cumprimento dos seus deveres, mesmo quando seu superior não cumpre os dele, porque sabe que todos são filhos de Deus, todos têm a responsabilidade dos seus atos, e cada um responde pelos seus. Assim não paga o mal com o mal, mas, com o bem, porque sabe que todo desvio do caminho reto será uma dívida a ser paga por ele, e um atraso no seu desenvolvimento espiritual.

 

Sabe que se hoje está numa posição de subalternidade, pode ter sido uma autoridade que não cumpriu com seus deveres, e se não tem como mudar sua posição, resigna-se, aproveitando a chance de desenvolver a humildade, necessária ao seu progresso espiritual, portando-se com dignidade no seu trabalho, fortalecido na sua fé em Deus, nele mesmo e nos homens, agindo como gostaria que seus subordinados agissem para com ele.

 

Colocar-se, em pensamento, no lugar do outro, procurando sentir as suas dificuldades é sempre um excelente recurso da consciência desperta para o bem e para o melhor. Quem o faz, age sempre, coerentemente, com seus princípios morais, em qualquer posição que ocupe, em qualquer situação.   

    

Quem cumpre com seus deveres, autoridade ou subalterno, procurando dar do seu melhor em tudo que faz, vive mais tranquilo porque tem a paz da consciência, sentindo-se sempre estimulado a perseverar nas eternas leis do bem e do amor.

 

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Fevereiro/2015

 
Bibliografia:

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett