Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Efemérides Espíritas
voltar Imprimir
Setembro Amarelo - Campanha sobre a Valorização da Vida
Data: 10/09/2003

Conhecendo:

                      - Levantamento da Situação:

          Se somadas as mortes que anualmente acontecem no Planeta decorrentes de guerras e atentados, certamente o número será elevado, porém, superados em muito pelo das mortes auto infligidas. Estas, aproximam-se de um milhão além de dez milhões atendidos por tentativas.

          Na área da saúde, prevenção é importantíssima e se faz com informações claras e objetivas.

          Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), noventa por cento dos casos de suicídio são previsíveis por estarem associados a vários outros fatores de ordem mental, perfeitamente diagnosticáveis, tratáveis: depressão, dependência química, eventual mudança de comportamento, que indiquem tendência ao isolamento social, desinteresse generalizado, angústia, aflição, baixo rendimento escolar ou de produtividade, alguns de outros possíveis indícios sinalizadores de que algo não está bem. Segundo ainda a OMS, em cada dez casos, nove podem ser evitados onde houver diagnóstico, tratamento, assistência, cuidados, atenção.

   - O que é e o que visa:

        Setembro Amarelo é campanha internacional de conscientização sobre o suicídio e suas formas de prevenção. Todo o mês é dedicado à formação dessa consciência visando a valorização da vida e o dia 10 acolhido com “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio”. Essa data foi escolhida em 2003 pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio pela Oms. Nessa data são realizadas cerca de seiscentas atividades em setenta países do mundo visando salvar vidas.

     A cor amarela significa vida, luz, alegria e para os organizadores é o contraponto simbólico ideal à campanha deixando patente que lutar contra esse tabu, sem dúvida salvará muitas vidas.

      Há no mundo a “Associação Internacional para Prevenção do Suicídio” (IASP). No Brasil é dinamizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

     No Brasil aconteceu pela primeira vez no ano de 2014, em Brasília, estendendo-se nos anos seguintes a outras regiões do país.

     Sobretudo é um movimento de valorização da vida, incentivando a mídia a falar do assunto, combatendo o estigma que envolve o tema, informando a população da importância de falar sobre o tema.

     A cor amarela a ser colocada como identificação em locais públicos e particulares visa não só chamar atenção como dizer que é possível prevenir o suicídio, buscando perceber a dor do outro, nos ouvindo mais, abrindo espaço para conversar abertamente sobre prevenção, consequência e importância da vida.  

                          Nosso Tema – Campanha contra o Suicídio

     Para a grande maioria das pessoas, suicídio é entendido como parada brusca, repentina de uma vida que pulsa, provocada por aquele que a destrói.

     Para o mundo espiritual, no entanto, suicídio acontece através de duas formas: consciente e inconsciente.

     Os primeiros, voluntários, diretos, constituem minoria face aos segundos.

     Suicidar-se, pois, não é apenas desferir um tiro num órgão vital, arrojar-se de alturas, sorver bebidas corrosivas, etc., interrompendo bruscamente o fluxo da vida.

     Suicidar-se, lenta e voluntariamente é perseguir os abismos da ilusão nos desregramentos de qualquer ordem que tragam desequilíbrio ao metabolismo humano.

     Recordemos em “Nosso Lar” a surpresa de André Luiz quando examinado por Henrique de Luna, este lamenta o suicídio pelo qual havia chegado, afirmação que André Luiz não aceita, uma vez que recordava que lutara contra a morte por mais de quarenta dias, internado na casa de saúde. Henrique de Luna mostra-lhe então, “... o organismo espiritual apresenta em si mesmo a história completa das ações praticadas no mundo, e apesar de sua morte ocorrer por oclusão intestinal, esta se verificou devido aos excessos de alimentação, bebidas alcoólicas que lhe devoraram as energias essenciais”.

     Nesses raciocínios, poderíamos afirmar os desequilíbrios do paladar, meio pelo qual transforma-se o estomago em recipiente de alimentos condimentados, intoxicando as vísceras, aniquilando, impedindo ou diminuindo as atividades biológicas.

     - desequilíbrio emocional, emotivos incontroláveis, temperamentos explosivos transformadores do aparelho nervoso em verdadeiras fontes energéticas totalmente descontroladas;

     - ódios, mágoas produzindo alterações, desarranjos de toda ordem no metabolismo somático;

     - desregramento sexual, nas paixões desenfreadas, no prazer animalizante, alterando os centros genésicos em reequilíbrios que se estenderam no tempo buscando o equilíbrio.

     - vulgarização da mente através da conversação doentia ou leviana, manchando reputações, denegrindo a vida alheia, conversações infelizes, censuráveis, anti-fraternas.

     - fumo, álcool, orgias de toda espécie submetendo o corpo físico a desgastes comprometedores.

     - cobiça, avareza, na preocupação única de amealhar bens;

     - excesso de velocidade abrindo campo para acidentes que muitas vezes não ceifam a vida física, porém causam amputações, deformidades nos órgãos..., enfim, tantas outras circunstâncias em que a bênção da vida é desconsiderada.

    O que, num ou noutro caso, poderia levar o homem a gestos extremos ou o descuidar-se consigo vivendo desequilíbrios?

     São citadas como possíveis causas: falta de fé, orgulho ferido, tédio pela vida, moléstias tidas como incuráveis, perda de entes queridos, melancolia, desânimo, indução por encarnados e ou desencarnados.

     Se buscar a “morte” pelo suicídio é caminho para fugir ao sofrimento, os Espíritos nos ensinam que, o contrário é o que acontece, pois que saindo do sofrimento, entra na tortura.

     O estudo é um chamamento para as atitudes sadias, aproveitando da vida tudo quanto ela ofereça de bom, de belo, de prazeroso proporcionando ao corpo a bênção da multiplicidade das energias maiores.

     Orar, meditar, amar, servir indistintamente anula qualquer ligação com a retaguarda ou qualquer algema que deseje impedir movimentos nobres.

     Lembrar da fé imortalista, guardando certeza de que tudo quanto nos aconteça, ocorre em função de alguma necessidade, momento para crescimento se soubermos nos conduzir. As circunstâncias difíceis têm essa finalidade. Ainda, a Campanha visa que pessoas percebam que podem ser amparadas nos momentos difíceis da vida, não precisando chegar ao ponto extremo da autodestruição.

     Conscientizar, falar a respeito, lutar contra esse tabu salvará vidas!

Leda Marques Bighetti – Setembro/2017

 
 Efemérides Espíritas
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
   
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett