Evolução Humana
I - O Ser Humano É Um Elemento "Incorporador E Criador De Cultura
-- "Existe Deus Para Existir O Universo E O Homem"
Citemos Allan Kardec para conceituar Deus e provar a sua existência.
"Se as forças orgânicas da Natureza são puramente automáticas, então essas forças são efeitos que terão de ter uma causa e ninguém pretende deduzir que elas constituem a Divindade. Elas são materiais e mecânicas; não são de si mesmas inteligentes. Elas são postas em ação, distribuídas, apropriadas às necessidades de cada coisa por uma inteligência que não é a dos homens. A aplicação útil dessas forças dá um efeito que denota uma causa inteligente. Todo efeito inteligente tem que decorrer de uma causa inteligente. E, a causa inteligente é Deus.
Isso é o que ocorre com o mecanismo do Universo: "Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras". Pois as coisas não se fizeram a si mesmas. "Deus é o princípio da vida".
"Deus é imaterial, isto é, a sua natureza difere de tudo o que chamamos de material, portanto não está sujeito às transformações da matéria.
Deus é imutável, é onipotente, é a suprema e soberana inteligência e é soberanamente justo e bom". (1)
Deus criou o Universo e inserido nele, criou o Espírito. Portanto o ser humano é uma criação de Deus.
Deus criou-o simples e ignorante.
Entretanto, por justiça e bondade, instituiu os recursos para que tivesse as condições de empreender o seu desenvolvimento e crescimento moral.
Essas condições se constituem nestas medidas: criou a pluralidade dos mundos, a multiplicidade das vidas, no processo de reencarnação e concedeu ao Espírito a arbitragem do seu próprio progresso, através do livre-arbítrio.
A meta de seu desenvolvimento é a perfeição para atingi-la em plenitude. E, para tanto, o Espírito é imortal.
O processo de reencarnação possibilita que, através de vidas e mais vidas sejam reconstruídas as oportunidades à constante renovação de aprendizagens, através de experiências. Com todo esse transcorrer em progressão, o Espírito passa a produzir pensamentos mais elaborados pela inteligência e sentimentos mais aprimorados, porque mais ligados à espiritualidade.
Movidos pelas qualidades pessoais, nem todos progridem no mesmo ritmo e ao mesmo tempo. Cada um prossegue seu caminho com opções e escolhas diferentes por conseqüência do seu potencial de luta e de aspirações. Cada Espírito será o autor de sua história.
Encarnados no planeta Terra são tidos como seres humanos porque pertencentes à espécie humana, e, como principal característica é se desenvolverem como seres sociais - crescem e progridem através das trocas de experiências e de idéias que se produzem na convivência social entre indivíduos e sociedade. A dedução é que o ser humano vive para a sociedade e com a sociedade, portanto ele é um ser incorporador de cultura e criador de cultura.
No próximo estudo: O Processo de Hominização
Luiza de Campos Freire Favareto
Agosto / 2002